A previsão climática de consenso para o trimestre novembro de 2010 a janeiro de 2011 (NDJ/2011) indica o aumento das chuvas no centro-norte da Região Norte do Brasil, onde a maior probabilidade é de ocorrência de valores na categoria acima da normal climatológica. Na maior parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de chuvas variando entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica.
Esta previsão também se estende para grande parte do Nordeste, porém, no noroeste do Maranhão, a previsão indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal. No centro-sul da Região Sul, a previsão é de maior probabilidade de chuvas abaixo da média histórica.
As temperaturas estão sendo previstas entre as categorias normal a acima da normal climatológica em todo o Brasil, com maior probabilidade de valores acima da normal na área que compreende a Região Sul e o sul das Regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Norte: Chuva – acima da normal climatológica no centro-norte da Região. Nas demais áreas, a previsão é de chuvas entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Temperatura – em torno da normal climatológica na maior parte da Região, com exceção do setor sul onde a previsão é de valores acima da normal.
Nordeste: Chuva – entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Temperatura – acima da normal climatológica na maior parte da Região.
Centro-Oeste: Chuva – entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Temperatura – acima da normal climatológica na maior parte da Região.
Sudeste: Chuva – entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Temperatura – acima da normal climatológica na maior parte da Região.
Sul: Chuva – abaixo da normal climatológica na maior parte da Região, com exceção do Paraná onde as chuvas também podem se situar próximas aos valores normais. Temperatura – acima da normal climatológica.
CPTEC INPE