A passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do país nesta quarta-feira causa chuvas fortes, rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo principalmente no Rio Grande do Sul e com menos intensidade no sul e oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. De acordo com os meteorologistas da Somar, até o fim do dia o acumulado de chuva passa dos 45mm em grande parte do estado gaúcho e as rajadas de vento que já chegaram a 50Km/h no litoral norte deve passar dos 100km/h na metade norte do estado ao longo desta quarta-feira. Em Santa Catarina e no Paraná a previsão indica mais ventos do que chuva, com rajadas de até 90km/h no oeste catarinense e no sudoeste paranaense. Por conta do tempo fechado e das chuvas, as temperaturas não sobem muito no Rio Grande do Sul, com máxima em torno dos 15°C na maior parte do estado. Já na maior parte de Santa Catarina e do Paraná, a tarde fica quente e os termômetros chegam aos 26°C no extremo norte paranaense.
Amanhã, as instabilidades associadas ao ciclone extratropical avançam sobre Santa Catarina e ainda atuam no norte do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná. Os temporais ficam mais concentrados no norte gaúcho e sul catarinense, onde ainda podem ocorrer transtornos. De acordo com os meteorologistas da Somar, as rajadas de vento mais intensas ocorrem no início do dia no nordeste gaúcho e sudeste catarinense e perdem intensidade ao logo da quinta-feira. Já na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai o tempo começa a firmar e uma nova massa de ar polar faz com que as temperaturas entrem em declínio, com mínima de 3°C e máxima de apenas 11°C. No norte do Paraná as temperaturas continuam elevadas à tarde e a máxima passa dos 26°C.
Na sexta feira as instabilidades enfraquecem um pouco e avançam mais sobre Paraná, atingindo a metade sul do Estado e também todo o Estado Catarinense. No Rio Grande do Sul o céu fica aberto na metade sul do Estado, com ocorrência de geada na fronteira com o Uruguai. Nas demais regiões gaúchas o céu continua coberto por nuvens, não permitindo que as temperaturas caiam tanto na madrugada, mas no final do dia o tempo começa a abrir e o avanço da massar de ar polar provoca queda da temperatura.
No fim de semana um novo ciclone volta a atingir o Rio Grande do Sul, trazendo chuvas e mais temporais, com rajadas de mais de 100km/h em algumas regiões do estado no domingo. Em Santa Catarina as chuvas atingem o litoral no sábado e no sul no domingo. No Paraná, o fim de semana será de tempo firme e o sol aparece entre poucas nuvens, mantendo as temperaturas elevadas à tarde.