Previsão do tempo – de acordo com os meteorologistas da Somar, o tempo seco e as altas temperaturas em grande parte do Estado paulista dessa segunda-feira(12) não permanecem durante a semana. A partir de terça-feira(13), que ainda começa com sol e temperaturas em elevação em boa parte do Estado, a aproximação de uma frente fria muda completamente o tempo, com previsão de chuvas e acumulados que podem chegar a 50mm. As chuvas vêm acompanhadas de rajadas de vento na casa dos 70km/h em boa parte do Estado de São Paulo.
Além disso, a temperatura despenca e varia entre 11°C e 19°C no oeste e sul paulistas. O aumento de nebulosidade e a volta as chuvas causados por esse sistema, gera melhora nos índices de umidade e na qualidade do ar. Segundo os meteorologistas da Somar, é importante reforçar que não havia registro de chuvas significativas desde 5 de junho desse ano, quando o acumulado alcançou 10,8mm. A média climatológica do mês de junho é de 55,7mm, e em 2010 registrou apenas 12,5mm durante todo o período. Nesse mês, até a segunda-feira(12), ainda não há registro de acumulados, sendo que a média é de 44,1mm.
A quarta-feira(14), segue com maior variação de nuvens e chuvas com intensidade entre fraca e moderada ao longo do dia. Esses índices pluviométricos permanecem concentrados sobre o oeste, centro, sul e leste de São Paulo. Faz frio na maior parte do Estado com valores que variam entre 10°C e 19°C. A previsão para os próximos dias é de chuva no sul de São Paulo, com acumulado que alcança 30mm em algumas cidades. As máximas podem variar entre 11°C e 19°C no sul e oeste paulistas. Já no noroeste de São Paulo a máxima pode passar dos 30°C.