Previsão do tempo – a frente fria que causou inúmeros deslizamentos e dezenas de mortes no Rio de Janeiro chegou ao Estado da Bahia e agora provoca transtornos por lá. Em Salvador, ruas estão alagadas, famílias desabrigadas e aulas foram canceladas. Segundo a Defesa Civil há diversos chamados em todo o Estado de casas destelhadas, quedas de árvores, postes, desabamentos e deslizamentos de terra e pelo menos duas mortes já foram registradas. Os acumulados de chuva tem sido elevados em várias localidades. Na região de Salvador, uma estação chamada Arembepe, pertencente a um município vizinho (Camaçari), registrou 216mm desde a 0h de quinta-feira até as 8h de hoje, sendo que a média de abril é 265,7mm. Apenas essa chuva (32h no total) correspondeu a 81% da média de abril.
Segundo os meteorologistas da Somar, a previsão do tempo indica que a frente fria permanece praticamente parada sobre a Região Nordeste e continua provocando chuvas fortes e generalizadas no decorrer desta sexta-feira. Na região de Salvador a chuva diminui ao longo do dia, mas não cessa, o mantém o risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Os maiores acumulados serão registrados entre o centro e norte da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Maranhão. Também chove no extremo norte da Região, mas com menor volume. Em função do tempo chuvoso e do avanço do ar frio, as temperaturas ficam mais baixas em toda a Região, em especial na Bahia, Piauí, Sergipe e interior de Pernambuco.
No sábado a previsão do tempo destaca que a frente fria se desloca lentamente e continua provocando chuvas fortes e generalizadas no centro-norte da Região. Além das chuvas, o dia começa mais frio no centro-sul do Nordeste devido ao avanço da massa de ar frio. No decorrer do dia, a grande nebulosidade mantém as temperaturas mais baixas em relação à sexta-feira na maior parte da Região, com exceção das áreas mais ao norte, onde o calor continua.
De acordo com o meteorologista Jonathan Cologna, a previsão do tempo indica que a instabilidade volta a aumentar no norte da Região na segunda-feira devido à Zona de Convergência Intertropical e são esperadas chuvas fortes, generalizadas e com grandes acumulados. Na Bahia, o tempo seco volta a predominar. Na terça-feira (13) a instabilidade diminui, mas as chuvas continuam concentradas no norte da Região.
Previsão do tempo Somar