Previsão do tempo (20 e 21/01)- Depois da passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul, a formação de uma frente fria causa nebulosidade, pancadas de chuva e trovoadas sobre o Paraná, Santa Catarina, extremo norte do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Já no oeste e sul do Rio Grande do Sul, os grandes temporais de ontem deram lugar a um tempo seco, com poucas nuvens e temperaturas um pouco mais baixas nesta quarta-feira.
Previsão do tempo – O dia também começou com nuvens carregadas por conta da presença de áreas de instabilidade no leste do Pará, Amazonas, Rondônia, Piauí e Ceará. Segundo os meteorologistas da Somar, especificamente entre o Ceará e o Piauí, as nuvens carregadas estão associadas com a borda de um sistema meteorológico conhecido por Vórtice Ciclônico de Altos Níveis ou Vórtice do Nordeste. “Dependendo da área deste sistema, ele pode atuar como inibidor ou facilitador da chuva. O Vórtice é um grande sistema meteorológico que fica a de 10km de altura, cujos ventos giram no sentido horário e convergem no centro do sistema (uma espécie de espiral). Ao convergir neste ponto, o ar é obrigado a descer até a superfície, só que as nuvens são formadas de baixo para cima na atmosfera. Observa-se, portanto, uma força contrária à formação da nuvem. Por isso mesmo que normalmente não chove sob o centro de um Vórtice”, explica o meteorologista Celso Oliveira.
Dependendo da persistência do Vórtice ocorrem secas severas, como é o caso da região entre a divisa do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, onde não chove de forma intensa há quase três meses e as perdas na pecuária já são bastante significativas. Já na borda do Vórtice observa-se uma força que ajuda a formação das nuvens carregadas. E como a borda está atuando, entre outras áreas, sobre o norte do Nordeste, Teresina, registrou chuva moderada com trovoadas por volta das 5h. Ontem, esta mesma borda do Vórtice causou temporais em Maceió, além de boa parte de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Previsão do tempo para os próximos dias – De acordo com os meteorologistas da Somar, pelos próximos cinco dias as chuvas mais intensas ficarão concentradas sobre o norte do paraná, São Paulo, sul e oeste de Minas Gerais, sul de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, leste do Acre e sul e sudoeste do Amazonas, com acumulado de mais de 100mm. No Nordeste, as chuvas mais fortes ficam concentradas sobre o Maranhão, Piauí e noroeste e sudoeste da Bahia. Nas demais áreas, apesar da previsão de chuva, o acumulado será muito baixo. Já no Rio Grande do Sul, depois dos grandes temporais deste início de semana, o tempo permanecerá seco, sem chuva. Mesmo com as chuvas o calor predomina em boa parte do país, com exceção da Serra Geral, nordeste de São Paulo e sul de Minas Gerais, com máxima entre 24°C e 27°C.
Frente fria muda o tempo em são paulo amanhã – A passagem de uma frente fria por São Paulo amanhã muda o tempo e a nebulosidade tomará conta de todo o Estado. Segundo os meteorologistas da Somar, a previsão é de chuvas nas regiões sul e oeste paulista já pela manhã, inclusive com temporais desde o litoral sul até Ourinhos. Além das chuvas, as rajadas de vento chegam a 70km/h em algumas localidades. No período da tarde, os temporais se espalham por todas as outras regiões, atingindo inclusive a Capital. Mesmo com as chuvas, o tempo permanecerá abafado em todo o Estado, com máxima em torno dos 29°C, de uma forma geral.
Previsão do tempo Somar