Previsão do tempo para dezembro 2010 – o mês de novembro foi marcado pela chuva forte numa região bem restrita do país. As precipitações ficaram acima da média no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, sul e sudoeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso e boa parte da Região Norte.
Uma das áreas mais castigadas pelos temporais foi a zona da mata de Minas Gerais, com acumulado de mais de 400mm. As cidades de Viçosa e Ubá registraram acumulado de mais de 460mm, sendo que a média é de pouco mais de 200mm.
O Meteorologista da SOMAR, Celso Oliveira, explica que estas chuvas mais intensas foram ocasionadas, principalmente, por um estacionamento das frentes frias e a organização da umidade da Amazônia entre o Sudeste até a Região Norte.
Mas não foi todo o Brasil que recebeu um grande volume de chuva, a seca também marcou novembro. A Regiões mais prejudicadas pelo baixo volume foram, praticamente, toda a Região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e a maior parte da Região Nordeste. Os desvios mais significativos ficaram: no oeste do Rio Grande do Sul, centro de São Paulo e centro da Bahia.
“A falta de chuvas no centro e sul do Brasil está relacionada ao fenômeno La Niña, que faz com que as frentes frias passem mais pela costa, sem se conectar com a umidade que vem da Amazônia”, explica o meteorologista.
Com relação às temperaturas, o mês de novembro registrou tardes mais quentes que o normal na maior parte do Nordeste e com temperaturas máximas mais próximas da média nas demais Regiões do Brasil.
Agora a pergunta é: O que esperar de dezembro?
Segundo a SOMAR Meteorologia, dezembro deve ser marcado por chuvas mais fortes do que o normal no norte das Regiões Sudeste, no Centro-Oeste, boa parte do Nordeste (Bahia, Sergipe, oeste de Pernambuco, sul do Piauí e oeste e sul do Maranhão) e grande parte da Região Norte.
Na maior parte do Sul país, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul o mês de dezembro não será uma maravilha, mas a previsão é de chuvas mais próximas da média, amenizando um pouco a estiagem registrada em novembro. Além disso, as chuvas que acontecerem no centro e sul do Brasil serão chuvas fortes, porém acontecerão por curtos períodos, por conta do efeito La Niña.
Com relação à temperatura, o mês de dezembro será mais quente que o normal em boa parte do Nordeste, Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. Por outro lado, ao longo da costa das Regiões Sul e Sudeste, as ondas de frio mais intensas que o normal e com propagação preferencial pelo Oceano Atlântico farão com que o mês de dezembro será menos quente que o normal. Isso porque, o efeito direto do La Niña causa verões mais amenos.