Na primeira semana do mês de novembro, ou seja, até o último domingo (07) o número de focos de incêndio no Brasil registrado foi 40% menor do que registrado no mesmo período de 2009. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no mesmo período do ano passado haviam sido registrados 2.536 focos de incêndio em todo o país e este ano o número foi de 1.502 focos.
O país que registrou grande números de queimadas no período do inverno, volta a ver a diminuição dos focos de incêndios. E esta normalização, segundo a SOMAR Meteorologia, deve-se a volta da regularidade da chuva que vinha atrasada por conta do fenômeno La Niña.
Os Estados com maiores registros de queimadas nesta primeira semana foram: Maranhão (500), Pará (461), Bahia (109) e Tocantins (103). Mas apesar dos registros, todos os Estados apresentam números bem menores do que no ano anterior.
Para os próximos dias, pancadas de chuva atingem praticamente todos os Estados da Região Norte. No Nordeste, as chuvas são mais isoladas e com baixo acumulado, atingem Maranhão e partes do Estado baiano.