Reajuste da aposentadoria – o presidente da COBAP, Warley Martins Martins, declarou publicamente que é terminantemente contra a proposta do aumento escalonado das aposentadorias, proposta pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT) na MP 457/09.
Pela nova proposta do petista, relator da Medida Provisória 457/09 (que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo), os 5,6 milhões de aposentados que ganham entre um e três salários mínimos teriam reajuste de 7,7%. Acima dessa faixa salarial, o reajuste seria de apenas 6,14% (conforme está determinado no texto da medida provisória). Essa proposta foi apresentada à área econômica do governo.
“Estão querendo fatiar nossos salários e fazer diferenciações entre as pessoas. Não é justo, é imoral e acredito que também não tenha embasamento jurídico”, comenta Warley. O líder dos aposentados defende a manutenção do acordo firmado com os deputados e senadores.
A COBAP, que representa 22 federações nos estados e cerca de 27 milhões de beneficiários do INSS, espera que o líder Vaccarezza cumpra sua palavra e permita que o reajuste da aposentadoria seja votado pelos deputados federais na próxima terça-feira, dia 27.
COBAP – Reajuste da aposentadoria