O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ampliou o número de vagas do Projovem Adolescente. Ao todo, foram disponibilizadas mais 370 mil vagas para todo o País, totalizando cerca de 870 mil com as já existentes
Os sete Estados da região Norte foram contemplados, neste mês, com mais 46.550 vagas para o Projovem Adolescente – serviço socioeducativo coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para rapazes e moças de 15 a 17 anos integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou vindos de outros programas sociais. O MDS disponibilizou 1.800 vagas para o Acre; 11.350 para o Amazonas; 1.875 para o Amapá; 21.100, no Pará; 5.600, em Rondônia; 1.000, em Roraima e 3.825, em Tocantins.
O Projovem Adolescente oferece atividades que desenvolvam as potencialidades de seus participantes e que estimulem o convívio familiar e a participação cidadã. Tem a duração de 24 meses e é executado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), parte deles cofinanciada pelo ministério.
No início de abril deste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social ampliou o número de vagas do Projovem Adolescente para todo o País. Foram oferecidas 370mil vagas em 2.511 municípios brasileiros. As localidades foram selecionadas levando-se em conta alguns critérios, como possuir pelo menos um Centro de Referência de Assistência Social e reunir, no mínimo, 40 adolescentes de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família.
O Termo de Adesão e Compromisso do Projovem Adolescente deve ser preenchido pelos gestores municipais até o dia 31 de maio de 2010. O documento está disponível no endereço www.mds.gov.br/suas.