Estão abertas as inscrições para os Prêmios Santander Universidades – Edição 2010. Neste ano, além das iniciativas voltadas a Empreendedorismo e a Ciência e Inovação, duas outras foram incorporadas: a Universidade Solidária (realizada desde 1996 pelo Banco Real) e o Guia do Estudante Destaques do Ano.
Os Prêmios Santander estimulam o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, sempre com foco no desenvolvimento sustentável. Para participar, os interessados devem acessar o endereçowww.santanderuniversidades.com.br/premios e fazer sua inscrição até 27 de agosto. Nohotsite também será possível conferir cases das edições anteriores, como o histórico dos projetos vencedores.
Segundo Jamil Hannouche, responsável pela Divisão Santander Universidades no Brasil, essas iniciativas ajudam a transferir conhecimento e tecnologia do campus para a sociedade. “As últimas edições renderam projetos de alto nível e agora estamos muito satisfeitos por trazer mais duas iniciativas para o guarda-chuva do Prêmio Santander Universidades. Essa incorporação faz com que alcancemos toda a cadeia de valor das Instituições de Ensino Superior”, diz. “A integração de Santander e Banco Real tem a missão de criar um novo banco, que valoriza as práticas sustentáveis e tem o compromisso de se tornar uma referência para a sociedade. A ampliação do escopo das premiações faz parte deste processo.”
Uma grande novidade da edição deste ano é que todos os inscritos nos Prêmios Santander Universidades ganharão um curso online da Babson College, instituição norte-americana que é referência mundial em empreendedorismo. O curso, desenvolvido especialmente para a instituição, visa proporcionar aos participantes a formação básica, com certificação, em empreendedorismo voltado à criação de novas empresas. Serão quatro módulos: Medo e Empreendedorismo; O Caminho de Drunkard’s; A Importância do Marketing; e Encontrando Uma Oportunidade.
Outro destaque em 2010 é a indicação dos quatro melhores projetos, considerando todas as modalidades, a concorrer do Prêmio Ibero-Americano de Inovação e Empreendimento. O evento é organizado pela SEGIB (Secretaria Geral Ibero-americana) e inclui finalistas de Argentina, Peru, Colômbia, Chile e Espanha. Na fase final, quatro trabalhos serão escolhidos vencedores pelos organizadores e repartirão um total de 100 mil euros.
Prêmio Santander de Empreendedorismo
O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos e tem por objetivo apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos de estudantes com perfil e postura empreendedora. O total em prêmios é R$ 200 mil.
Os semifinalistas, até 36 inscritos, também terão direito a participar do Programa Santander Empreendedor. Já os finalistas terão direito a apresentarem seus projetos para uma banca de executivos de renome no Brasil, entre os dias 19 e 23 de novembro, com as despesas de deslocamento e estadia pagas pela organização dos prêmios. Os vencedores, por sua vez, serão contemplados com prêmios de R$ 50 mil para o ganhador de cada uma das quatro categorias: Indústria; Tecnologia da Informação, Comunicação, Cultura e Educação; Produtos e Serviços; e Biotecnologia e Saúde. Além disso, terão direito a um curso de empreendedorismo na Babson College na cidade de Boston, nos EUA, incluindo passagem aérea, alimentação e acomodação para usufruto do curso em julho de 2011.
Todos os projetos serão avaliados sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, com a colaboração da Endeavor.