Dinheiro, viaturas, equipamentos e insumos. Essas foram as solicitações do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde, ao final da reunião de trabalhos ocorrida na manhã desta sexta-feira, 22, na Câmara Municipal de Ji-Paraná. Os pedidos são para combater a dengue nos municípios rondonienses.
A pauta reivindicatória tanto ao Estado quanto à União foi tema central e exclusivo da reunião. “Tomamos essa medida para conter o avanço de dengue nos municípios”, disse o presidente do Cosems Afonso Emerick, secretário de saúde de Cerejeiras. Segundo ele, o Estado e a União não têm dado o apoio necessário ao combate à dengue. “Por conta disso tivemos de nos reunir neste período crítico para cobrar o apoio”, disparou o secretário, ao elaborar um documento ao Estado e outro ao Ministério da Saúde.
Definido na reunião, ao Estado foi solicitado o repasse de R$ 4 milhões no primeiro quadrimestre de 2010. “Em cada mês os municípios deverão receber recurso condizente para conter os avanços da doença”, explica o presidente, acrescentado que cada município vai aplicar o recurso na aquisição de combustíveis, inseticidas e medicamentos.
Ao Ministério da Saúde, conforme informa o presidente do Cosems, foi solicitado aquisição de 80 (oitenta) equipamentos – bombas para aplicação de inseticida – e veículos para atender todas as 52 cidades rondonienses. “Atualmente Rondônia conta apenas com 12 carros para aplicação do fumacê. Esse número é irrisório para atender todas as cidades”, compara o secretário de saúde de Ji-Paraná, José Batista da Silva.
Os dois documentos serão entregues aos órgãos públicos estadual e federal por uma comissão de secretários municipais de saúde, a ser definida nesta próxima segunda-feira, 25. Na reunião, participou também a promotora Ana Maria Saldanha Gontijo, de Ji-Paraná, que enfatizou a importância do engajamento da sociedade no combate à dengue e cobrou maior envolvimento do Estado e União na causa.