Durante esta semana duas frentes frias avançam para o Brasil, segundo a Climatempo. A primeira se forma sobre o Rio Grande do Sul e nesta segunda-feira (9) avança rapidamente para o sudeste provocando diminuição da temperatura máxima e um pouco de chuva no leste de Santa Catarina e do Paraná, onda a temperatura nem chegou a subir muito e já volta a esfriar com a passagem desta nova frente fria.
O ar polar associado a esta frente fria tem moderada intensidade provocando queda da temperatura mínima no sul do Rio Grande do Sul. Faz frio na madrugada. Na terça-feira (10) a frente fria avança rapidamente pela costa do Sudeste e provoca queda de temperatura também no leste paulista, no Rio, no Espírito Santo e na Zona da Mata mineira.
A partir de quarta-feira esta frente fria passa a influenciar a costa leste do Nordeste e a previsão é de chuva e queda de temperatura especialmente no sul e no leste da Bahia, onde passa a predominar o tempo chuvoso. A outra frente fria influencia o Brasil a partir de quinta-feira provocando chuva e queda de temperatura no Rio Grande do Sul. Esta frente fria é forte e há risco de chuva e vento forte no centro-sul gaúcho.
O ar polar associado a este novo sistema frontal é forte e a partir de sexta-feira derruba a temperatura em quase todo o Sul e também no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul. De acordo com os meteorologistas, há previsão de geada no interior do Rio Grande do Sul.
Associado a frente fria, um ciclone extratropical provoca vento moderado a forte no sul e leste do Rio Grande do Sul e força o mar a subir na costa gaúcha. No sábado o frio aumenta e há possibilidade de voltar a nevar nas serras gaúcha e catarinense. A frente fria avança para o Sudeste e muda o tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro, com previsão de chuva e diminuição de temperatura.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.