Às 10h23min desta quarta-feira (06/10), o site da prefeitura de Porto Velho (www.portovelho.ro.gov.br), registrou um milhão de acessos. Fato comemorado pela administração que viu com satisfação que a ferramenta criada com o objetivo de ampliar o acesso dos serviços ao público, on line, tem cumprido sua missão.
Criado no dia 04 de março deste ano e desenvolvido pelo Departamento de Recursos de Tecnologia da Informática (DRTI), da secretaria municipal de Administração (Semad), o site oferece acesso a uma série de serviços públicos, como também relata através de matérias jornalísticas, as ações do prefeito Roberto Sobrinho e de todas as secretarias municipais, coordenadorias e departamentos. As matérias são produzidas pela equipe da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura (Comdecom), ligada diretamente ao Gabinete. Com um formato “clean”, o internauta encontra com grande facilidade, informações sobre programas e serviços da prefeitura. “Além de informar, nós temos a preocupação da agilidade com a notícia. O site da prefeitura de Porto Velho não tem mais o formato dos sites institucionais antigos que colocavam lá uma matéria por dia. Nós informamos o fato, quase que simultaneamente e isso serve de pauta aos veículos de comunicação. É muito gratificante trabalhar assim, com resultado positivo e imediato do nosso trabalho” disse a jornalista Nara Vargas.
Além dos servidores públicos municipais que acessam o site para utilizar os serviços disponíveis, como Portal Servidor, um dos mais visitados, onde o usuário encontra o calendário de pagamento e recadastramento, o site também possui informativos de interesse da municipalidade e o protocolo on line, pelo qual é possível visualizar o andamento dos processos. O site também é visitado por internautas em busca de informações sobre o município e eventos da prefeitura, concursos e também leis municipais, estaduais e federais, planejamento orçamentário, contas públicas e licitações.
Dentro deste universo de informações a prefeitura disponibiliza ainda um ambiente, contendo as quantidades de vagas de empregos, oferecidas pelo Sine Municipal, como também disponibiliza o serviço Semfaz on Line, onde o cidadão tem acesso à emissão da 2ª via do seu IPTU; Certidão Negativa de Débitos de Tributos Mobiliários; emissão e confirmação de autenticidade da Certidão de Pessoa Física; emissão on line da nota fiscal avulsa, guia para pagamento da licença de funcionamento e a segunda via do alvará de funcionamento. As pessoas e órgãos interessados em receber em seu e-mail notícias sobre as ações da prefeitura de Porto Velho, basta acessar o “Boletim Eletrônico” e cadastrar o e-mail. “Hoje nós temos quase seis mil endereços eletrônicos em nosso cadastro que recebem as noticias da prefeitura, na capital, no Estado e várias partes do País. Essa é a forma mais simples, mas extremamente transparente de divulgar as ações do município”, argumentou a chefe de Gabinete, Miriam Saldaña.
Outro serviço disponibilizado é o Portal Transparência da Prefeitura, pelo qual o cidadão pode visualizar as despesas da administração municipal por empenho; o andamento da arrecadação; despesas com pessoal; relatório da gestão fiscal; relatório da execução orçamentária; demonstrativos de receitas e legislação referente a transparência de contas públicas e consultar licitações. Como forma de entretenimento o site tem uma galeria de fotos de eventos e demais ações realizadas pela prefeitura. São centenas de fotos atualizadas frequentemente, um registro com os melhores momentos e com a participação da comunidade.
Para facilitar ainda mais a interação do público com a administração municipal, o site disponibiliza outro ambiente bastante visitado, o “Fale com o Prefeito”. Um espaço para a população enviar seus comentários, críticas, sugestões diretamente ao gestor municipal. As informações inseridas neste link são tratadas diretamente pelo prefeito Roberto Sobrinho. “Quando nós criamos o site, surgiu a idéia de uma Ouvidoria, mas na verdade eu queria estreitar mais esse relacionamento com a população e no Fale com Prefeito eu posso além de receber a manifestação das pessoas, posso também encaminhar para uma solução mais rápida quando é uma solicitação ou reclamação”, enfatizou o prefeito.
Por: Meiry Santos