A queda de cabelo durante o tratamento de câncer é um efeito colateral traumático e psicologicamente devastador, além de um constante lembrete da doença. A Paxman Coolers, empresa sediada no Reino Unido, projetou um dispositivo resfriador do couro cabeludo que reduz a queda de cabelo e minimiza o sofrimento do paciente. Resultados mostram que uma média de 70% a 90% dos pacientes que usam o sistema não precisam recorrer a perucas.
Esta premiada tecnologia é composta por um tubo de silicone bem leve e um capuz resfriador macio e flexível, criando um envoltório ao mesmo tempo confortável e justo para ser usado durante o tratamento.
O líquido resfriador especialmente desenvolvido passa através do capuz que se adapta a todos os tipos e tamanhos de cabeça. Nesse processo, o calor do couro cabeludo do paciente é extraído e a permanência a uma temperatura constante minimiza a queda de cabelo.
O equipamento dever ser usado por 30 minutos antes do início da quimioterapia, durante o tratamento e ainda por um período após a infusão quimioterápica, dependendo da toxicidade dos medicamentos usados.
A programação e os controles fáceis de usar incluem guias de recomendação de tempo de resfriamento. A nova geração de sistemas de capuz resfriador não é apenas eficaz, mas descomplicada.
O capuz é conectado a um sistema de refrigeração de ponta e fácil de usar, o qual utiliza uma tela sensível ao toque, atualizada a cada minuto e com sistema de operação simples. Isso tudo torna o dispositivo fácil de operar tanto pelo paciente quanto pelos profissionais de saúde.
Essa tecnologia vem rapidamente ganhando a reputação de inovadora no mundo todo e o modelo mais recente, PSC1, será exibido pela primeira vez na América Latina durante a Hospitalar 2010.
Além de apresentar essa tecnologia pioneira, a Paxman Coolers aproveitará a exibição para descobrir novos parceiros de negócio na região.
Para o gerente de operações Richard Paxman, “A América Latina é um dos nossos mercados-alvo e estamos entusiasmados para encontrar parceiros na região. A exibição permitirá que mostremos os nossos produtos em uma plataforma internacional e que estabeleçamos ligações com potenciais parceiros de negócios, habilitando-nos a expandir o nosso já efervescente mercado exterior.”
A Paxman Cooler exporá no estande britânico na Hospitalar 2010, pavilhão verde. A delegaçãoe é organizada pelo UK Trade and Investment (UKTI), órgão do governo britânico para o incentivo do comércio e investimentos internacionais, e pela Medilink Yorkshire and Humber (Y&H), uma associação comercial que atua no suporte ao desenvolvimento da indústria e tecnologia no setor de saúde.
Informações sobre o produto:
Paxman Coolers Ltd:
Tel.: +44 (0) 1484 349 444
E-mail: [email protected]
Website: www.paxman-coolers.co.uk
Nota ao editor:
Mais informações sobre a Paxman Coolers
A quimioterapia contra o câncer afeta as células em rápida divisão e, a todo o momento, 90% dos folículos capilares humanos estão em fase ativa de divisão. A queda de cabelo normalmente ocorre devido à atrofia parcial ou total do bulbo capilar, causando constrição do fio de cabelo, que então se quebra facilmente.
O resfriamento do couro cabeludo durante regimes quimioterápicos selecionados demonstrou reduzir ou prevenir a, de outra forma, inevitável queda total de cabelo.
Outros sistemas baseados nesse princípio utilizam capuzes com pacotes de gelo picado ou gel congelado. Essas soluções têm a desvantagem de serem pesadas, desconfortáveis e aplicadas diretamente ao couro cabeludo à temperatura insuportável de – 25°C, a qual rapidamente é elevada devido ao contato com o couro cabeludo. O mais importante, entretanto, é que a aplicação e o monitoramento desses tratamentos tomam muito tempo das equipes de enfermeiros.
Os sistemas de resfriamento circular utilizavam um capuz frio de glicol circulante até os idos de 1982. A Paxman Coolers aplicou os mesmos princípios usando tecnologia moderna para produzir o Paxman Scalp Cooler, o resfriador de couro cabeludo da Paxman. Um sistema fácil de usar, que funciona e é uma maneira custo-efetiva de reduzir a necessidade de fornecimento de perucas, além de ser aceito tanto por médicos e enfermeiros como pacientes. Os problemas anteriormente associados aos tratamentos frios foram eliminados.
Home-page : www.ukinbrazil.fco.gov.uk/pt