Na segunda-feira, dia 12 de abril, estreia na TV Cultura a série inédita de programas do Novo Telecurso Profissionalizante de Mecânica. Totalmente revisado e atualizado, o curso conta agora com as disciplinas de gestão de pessoas, administração da manutenção e automação. Outra novidade são as legendas ocultas (closed caption) e o recurso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), permitindo a inclusão de pessoas portadoras de deficiência auditiva. Os programas irão ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h15, com reapresentação às 5h.
Produzido pela TVN Comunicação, a atração é apresentada pelo casal de atores Anellis Assumpção (que interpreta a Joana) e Joaz Campos (Célio), presentes sempre na primeira teleaula de cada disciplina. Fazem parte do elenco ainda Silvia Faro (pesquisadora), Fernando Vieira (Gustavo), Martha Meola (Irene) e Adriano Leonel (Felipe).
Uma das histórias é ambientada na oficina do mecânico Ananias, instalada na garagem de sua casa. Ele passa o dia cercado de peças, ferramentas e papéis. Apaixonado pelo trabalho e movido pela curiosidade, ele sempre encontra tempo para estudar tudo o que lhe cai nas mãos e aplicar no dia a dia. Ananias representa o lado conceitual da mecânica, atento a tudo o que acontece à sua volta. De sua oficina saem histórias sobre a origem de diversas engrenagens e ferramentas, como o martelo, a cunha, a alavanca, o torno e a fresadora.
Por meio de uma linguagem simples e adaptada ao cotidiano, o curso promove a melhoria da qualificação profissional e proporciona conhecimento teórico a pessoas que dominam apenas a parte prática da área. O fomato segue o da televisão, como dramaturgia, entrevista, documentário e animação, provocando questionamentos sobre o conteúdo apresentado.
O Novo Telecurso Profissionalizante de Mecânica é composto por quatro módulos, divididos entre 395 programas (800 horas-aula), 42 DVDs e 19 livros (todos transcritos em Braile pela escola Senai Ítalo Bologna, de Itu). O conteúdo será apresentado em 19 módulos independentes, cabendo ao aluno decidir se vai acompanhar todos eles ou escolher os de sua preferência. Os certificados também serão por módulos. Para participar, é preciso ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo.
O curso
O Novo Telecurso Profissionalizante é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) e da Fundação Roberto Marinho (FRM). No processo de atualização e revisão, feito por professores do Senai, participaram 38 técnicos da instituição, que dedicaram 35.441 horas.
O Telecurso
Desde sua criação, o Telecurso proporcionou a mais de cinco milhões de brasileiros a retomada dos estudos, implementando 27 mil telessalas com mais de 1.500 instituições parceiras e oferecendo formação continuada a 30 mil professores. Nesse período, foram reproduzidos cerca de 24 milhões de livros e um milhão e 800 mil teleaulas para o desenvolvimento de ações educacionais do ensino fundamental, do ensino médio e do profissionalizante de Mecânica.