De acordo com a SOMAR Meteorologia uma frente fria e uma massa de ar frio deixam a temperatura baixa entre o Rio Grande do Sul e o litoral de Santa Catarina pelos próximos 10 dias. No sul gaúcho, por exemplo, os termômetros não devem passar dos 18°C até a próxima sexta-feira, dia 17 de setembro. Além desses dois Estados, os modelos de previsão indicam que o frio deverá avançar também na direção do Paraná, São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais entre os dias 23 e 27 de setembro.
Enquanto isso, a expectativa é de recorde de calor no ano em muitos Estados até a sexta-feira desta semana. Destaque para as Regiões Norte e Centro-Oeste, Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte e da Paraíba, Triângulo Mineiro, interior do Estado de São Paulo e norte do Paraná. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, no próximo fim de semana, dias 18 e 19, o calor começa a ceder, mas ainda assim, esperam-se valores elevados o suficiente para a venda de artigos ligados ao verão em boa parte do país até o fim do mês.
No Sudeste, por exemplo, a previsão para o próximo fim de semana é de chuvas entre o Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e leste e sul de São Paulo. A temperatura máxima cai no litoral paulista e fluminense, além do Vale do Ribeira, mas nas demais áreas, o calor será intenso no fim de semana. Na Capital paulista, uma frente fria deve diminuir o calor já entre os dias 15 e 16, no dia 18 e a partir do dia 23 de setembro, sendo que este último declínio será mais duradouro e prosseguirá até pelo menos o dia 27 deste mês. Já no Rio, a temperatura caíra apenas entre 18 e 19 e a partir do dia 24 de setembro, sendo que esta última onda de frio também será mais duradoura, assim como em São Paulo.