Instabilidades geradas pela frente fria e a circulação marítima foram responsáveis pelas chuvas moderadas que voltaram a cair sobre o Rio de Janeiro. Segundo os meteorologistas da Somar, a previsão do tempo (01 e 02/05) indica que aos poucos a frente fria se afasta, mas a brisa marítima ainda provoca aumento da umidade e, com ela, novas pancadas de chuva atingem todo o Estado. A chuva pode ficar forte em alguns momentos, mas não há previsão de temporais. Os maiores acumulados ficam concentrados no litoral sul e parte do Grande Rio. Além disso, os ventos frios do quadrante sul e a nebulosidade deixam as temperaturas mais baixas.
Na sexta-feira a circulação marítima mantém o tempo fechado, com chuvas fracas e temperaturas mais baixas. Os modelos de previsão indicam redução das chuvas ao longo do dia sobre o interior e Grande Rio, já no norte, noroeste e Região dos Lagos, há previsão de pancadas de chuva um pouco mais fortes.
No sábado, feriado do Dia do Trabalho, após uma madrugada fria, inclusive na Capital, o sol volta a predominar sobre a faixa oeste fluminense, serra e litoral sul. No decorrer do dia as temperaturas entram em elevação e há possibilidade apenas de alguns chuviscos ao longo da tarde. Nos Lagos, norte e cidades que fazem divisa com Espírito Santo o tempo ainda fica instável e com pancadas de chuva, devido a atuação dos ventos úmidos do mar.
No domingo o tempo abre com o avanço do ar polar e o sol predomina sobre todo o Rio de Janeiro. As temperaturas da madrugada ficam bastante baixas, especialmente na região serrana, mas o sol proporciona uma tarde de calor para os fluminenses.