Temporais em SC, PR e MS (07/05) – uma frente fria e uma área de instabilidade conhecida por Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) avançam pela Região Sul e Mato Grosso do Sul e já provocam temporais em várias localidades. Apenas nesta madrugada choveu 21,2mm em Novo Horizonte e 18,8mm e Dionísio Cerqueira, na divisa de Santa Catarina com o Paraná. No município de Planalto, no sudoeste paranaense o acumulado chegou a 26mm. No Mato Grosso do Sul os volumes foram ainda maiores e chegaram a 35,6mm em Porto Murtinho, a 38,8mm em Amambaí e a 51,4mm em Ponta Porã.
Segundo os meteorologistas da Somar, o CCM é bem comum no outono e primavera da Região Sul. “Este tipo de sistema normalmente se forma na madrugada sobre o Paraguai e avança rapidamente para o Brasil, causando temporais e a situação no decorrer desta sexta-feira não será diferente”, afirma o meteorologista Celso Oliveira. Além das chuvas, as rajadas de vento devem passar dos 70km/h em algumas cidades do oeste paranaense.
Além de intenso, o CCM tem uma curta duração: depois de 24 horas, ele dissipa por completo. Vale salientar, no entanto, que este sistema foi formado por uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul. Portanto, apesar do CCM durar apenas 24 horas, a chuva será mais prolongada.
Mais ao norte do Brasil áreas de instabilidade também causam pancadas de chuva e trovoadas, especialmente em boa parte da Região Norte e em partes do Maranhão. Já em em boa parte do Sudeste, Nordeste, Goiás e Mato Grosso, o tempo ainda encontra-se seco nesta manhã de sexta-feira.