A obra de alargamento da ponte da BR 364 sobre o Rio Machado em Ji-Paraná (RO) depende de um aditivo de cerca de R$ 2 milhões para que a empresa GM Engenharia libere as quatro pistas de rolamento para o tráfego normal em no máximo 60 dias. Uma equipe técnica formada por engenheiros e advogados do DNIT deve vir a Rondônia ainda nesta semana para regulamentar a liberação destes recursos adicionais.
A obra de construção da ponte do Anel Viário tem estimativa de termino de 150 dias, desde que aconteça uma adequação no projeto técnico, o que deve acontecer nos próximos dias, devendo a obra ser recomeçada no inicio do mês de maio.
As informações foram colocadas durante Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal de Ji-Paraná, convocada pelo Presidente da Casa de Leis, Nilton Cezar Rios (PSB) e vereadora Solange Pereira (PMDB), com a presença dos senadores Acir Gurgacz (PDT) e Valdir Raupp (PMDB), dos deputados federais Eduardo Valverd (PT) e Marinha Raupp (PMDB), deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), prefeito de Ji-Paraná José de Abreu Bianco, diretor do DER Jacques Albagli, o presidente do grupo GM Euzébio Guareschi e representantes da OAB, CDL e Acijip.
As deliberações na audiência serviram para dar esclarecimentos sobre as duas obras e para que fossem firmados alguns compromissos pelos entes públicos presentes à reunião.
A bancada federal, através dos senadores e dos deputados, comprometeram-se em cobrar do Governo Federal e DNIT que os trâmites para a liberação do aditivo sejam realizados de forma célere. A GM Engenharia comprometeu-se a entregar as quatro pistas de rolamento antes do início da Expojipa, desde que o aditivo seja liberado no prazo previsto. A prefeitura assumiu o compromisso de sempre que necessário informar via nota oficial, o real andamento dos trabalhos.
O empresário Euzébio Guareschi fez questão de ressaltar que a Prefeitura de Ji-Paraná tem cumprido com suas responsabilidades contratuais da obra e que as interrupções nos trabalhos foram motivadas pela demora na retirada da tubulação da Caerd, pelas chuvas que foram intensas e prejudicariam os serviços e pela falta de adequação do projeto que não contemplava a recuperação da ponte antiga.
Outra situação exposta pelos participantes é que a obra total é complexa e com um volume de recursos bastante considerável. Inevitavelmente, a população terá que conviver com outros transtornos, já que estão previstos o investimento futuro de cerca de R$ 33 milhões para a extensão das marginais da BR,prevendo nova sinalização e construção de uma nova geografia de trafego dentro da cidade. Os recursos para esta finalidade já estão inclusos no PAC-2 do Governo Federal.
Com essas obras realizadas e com o término do Anel Viário, a BR-364 passará por fora do município, e a ponte sobre o Rio Machado fará parte de uma extensa avenida que será de responsabilidade do Poder Executivo Municipal.
Anel Viário – Sobre a construção da ponte do Anel Viário, o diretor do DER, Jacques Albagli, esclareceu que a obra está interrompida necessitando de uma adequação no projeto inicial. A obra está sendo construída num sistema moderno de balanças sucessivas, mesmo sistema que está sendo utilizado em São Paulo, na obra dos rodoaneis e em várias outras obras no País. Entretanto, o volume de obras existentes no Brasil, acabou ocasionando dois problemas: a falta de empresas com instrumentação especifica e o encarecimento deste serviço. “O preço de mercado das treliças especiais que são utilizadas neste tipo de serviços aumentaram e há poucas empresas disponíveis oferecendo o serviço. Mas hoje esses são problemas já superados. O que nós necessitamos é de uma readequação econômica e técnica do projeto para o reinicio da obra”, argumentou Jacques ressaltando que há dotação orçamentária disponível.
Para o Anel Viário também já estão empenhados recursos do Governo Federal no valor de R$ 13 milhões para a pavimentação da Rodovia. Esta parte da obra está sobre responsabilidade do DNIT e está prevista para ter inicio no próximo ano.
Sobre o Anel Viário, a obra total está estimada em R$ 30 milhões, inclusos a construção da ponte e pavimentação da rodovia.