De 31 de maio a 3 de junho, acontece em São Francisco – EUA, o Congresso Americano de Urologia, que reúne os principais especialistas em urologia do mundo inteiro, incluindo os brasileiros. Entre os temas que o evento abordará estão as novidades no tratamento para portadores de Bexiga Hiperativa.
Além disso, uns dos destaques durante o congresso americano é o uso da toxina botulínica tipo A como alternativa eficaz para a recuperação da qualidade de vida dos pacientes. A disfunção afeta a qualidade de vida de 20% dos brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
Para o urologista Dr. José Carlos Truzzi, especialista no assunto, a substância promove bem-estar e não apresenta os efeitos colaterais dos medicamentos orais ou os riscos das cirurgias. “Esta terapia é uma alternativa segura e eficaz de tratamento e deve ser indicada para os casos em que não se alcançou melhora com o tratamento oral e fisioterapia (reabilitação do assoalho pélvico)”, indica o Dr. Truzzi.
Aprovada em 2009 pela ANVISA, a toxina botulínica tipo A, quando aplicada na bexiga, causa o relaxamento temporário do músculo, impedindo contrações involuntárias. O produto é aplicado pela uretra diretamente na bexiga e, por isso, não apresenta os efeitos colaterais comuns aos medicamentos orais, podendo ainda evitar a necessidade de procedimento cirúrgico.
A ação terapêutica dura em média seis meses – e a toxina botulínica deve ser reaplicada após esse período. O principal benefício é a melhora acentuada na qualidade de vida dos pacientes, que recuperam a autoestima e retomam suas atividades rotineiras.
Conheça mais sobre o problema e como afeta a vida de milhões de brasileiros
O que é Bexiga Hiperativa?
O termo Bexiga Hiperativa é usado para caracterizar pacientes que apresentam urgência e frequência para urinar diversas vezes ao dia. Algumas pessoas não conseguem chegar a tempo ao banheiro e perdem urina.
Como posso saber se tenho Bexiga Hiperativa?
Se você tem urgência para urinar mais de oito vezes ao dia e levanta mais de duas vezes à noite para urinar pode estar com Bexiga Hiperativa.
Como posso fazer para tratar a Bexiga Hiperativa?
Existem várias formas de tratar a bexiga hiperativa. O primeiro passo é procurar um especialista em bexiga, ou seja, um urologista. Ele fará o seu diagnóstico e irá oferecer a melhor forma de tratamento disponível para ajudar a resolver seu problema de saúde. O tratamento pode ser feito com a prescrição de medicação oral, exercícios de Kegel, reorganização alimentar e toxina botulínica do tipo A.
Existe Cura?
A Bexiga Hiperativa, que em alguns casos pode causar incontinência urinária, possui tratamentos que ajudam muito os pacientes a retornarem às suas atividades diárias com qualidade de vida. O tratamento varia de paciente para paciente indo de medicações orais, à cirurgia e ao uso da toxina botulínica do tipo A, que tem se mostrado bastante eficaz e com mínimos efeitos colaterais.
SOBRE A ALLERGAN
Com mais de 55 anos de experiência, a Allergan, indústria farmacêutica com sede em Irvine, Califórnia, investiga, desenvolve e comercializa produtos nas áreas de oftalmologia, dermatologia, cirurgia plástica, intervenções em obesidade e outras áreas de especialização que satisfazem necessidades médicas e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.