A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abriu 468 vagas remanescentes em 23 cursos de graduação para a transferência externa de alunos de outras instituições de ensino superior (públicas e privadas). As vagas remanescentes são para os campi da Unifesp em Santos, Diadema, Guarulhos e São José dos Campos, exclusivamente para início no primeiro semestre do ano letivo de 2011. As inscrições para o processo seletivo de transferências externas terão início às 9h do dia 08 de novembro e poderão ser feitas até as 16h (horário de Brasília) do dia 22 de novembro de 2010. Os interessados devem preencher requerimento, justificativa e ficha de inscrição no site http://prograd.unifesp.br, além de imprimir boleto bancário no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais) que pode ser pago em qualquer agência bancária ou banco eletrônico até a data do vencimento. Para alguns cursos haverá a necessidade de realização de provas específicas.
O edital completo e a relação dos cursos com vagas remanescentes podem ser acessados pelo site http://www.unifesp.br.
RELAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES PARA TRANSFERÊNCIAS EXTERNAS
CAMPUS BAIXADA SANTISTA
Educação Física 29
Serviço Social (noturno) 41
Serviço Social (vespertino) 38
CAMPUS DIADEMA
Ciências Ambientais (integral) 6
Ciências Biológicas (integral) 24
Farmácia e Bioquímica (integral) 14
Licenciatura Plena em Ciências (vespertino) 28
Licenciatura Plena em Ciências (noturno) 25
Química (integral) 25
Química Industrial (noturno) 15
CAMPUS GUARULHOS
Ciências Sociais (vespertino) 14
Filosofia (noturno) 13
Filosofia (vespertino) 54
Letras (Habilitação em Português – noturno) 3
Letras (Habilitação em Português – vespertino) 13
Letras (Habilitação em Português/Francês – not.) 4
Letras (Habilitação em Português/Inglês – not) 3
Letras (Habilitação em Português/Inglês – vesp.) 4
Pedagogia (noturno) 9
Pedagogia (vespertino) 36
CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Ciência da Computação (noturno) 9
Ciência da Computação (vespertino) 22
Matemática Computacional (matutino) 39
Poderão se candidatar para a Transferência Externa estudantes que atendam os seguintes requisitos:
– ser estudante de curso de graduação ou tecnologia, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
– ter cursado pelo menos 1 (um) ano no curso (até o final de 2010) na instituição de origem;
– não estar no último ano letivo na instituição de origem;
– não ser aluno de curso sequencial;
– estar regularmente matriculado na instituição de origem;
– estar cursando o mesmo curso ou curso de áreas afins conforme consta no edital.
O programa, locais e horários de provas (quando houver necessidade) serão divulgados às 9h do dia 30/11/2010 no site http://prograd.unifesp.br. As provas, quando houver, serão realizadas no período de 06/12/2010 a 10/12/2010.
ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
O período de inscrição para solicitação de isenção da taxa inicia-se às 09h do dia 08 de novembro de 2010, com término às 16h do dia 09 de novembro de 2010. Os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do Processo de
Transferência Externa – UNIFESP 2011 deverão fazê-lo através de requerimento específico disponível para preenchimento e impressão no site www.unifesp.br/prograd.
O resultado do pedido de isenção será divulgado às 16h de 16 de novembro de 2010, exclusivamente pelo site www.unifesp.br/prograd.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5576-4244.
Sobre a Unifesp
Entidade criada em 1933, a Escola Paulista de Medicina foi federalizada 23 anos depois, tornando-se oficialmente Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 1994. Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica. Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006 foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema). O campus Osasco, com início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2011, será voltado para a área de Negócios. Atualmente, a Unifesp conta com 6.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 6.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além, disso, a instituição conta com 800 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. A Unifesp tem em seu quadro 1.163 docentes, sendo que 95% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Em 1940, a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino. Ao longo de sua história, a Unifesp se consolidou como um dos principais centros de pesquisa e inovação da América Latina, tendo contribuído com 80.715 trabalhos de produção científica no período entre 2001 e 2009 em várias áreas do conhecimento.