M-commerce – o Grupo Pão de Açúcar inova mais uma vez e lança o Pão de Açúcar Delivery nas plataformas mobile Android, iPhone e também para iPod touch e iPad. O aplicativo, desenvolvido pela Pontomobi, produtora de mobile marketing, vem para compor a estratégia da marca e criar um vinculo ainda mais próximo com o consumidor, além de tornar as compras mais fáceis e práticas no dia a dia.
Os usuários terão acesso a funcionalidades e serviços que eles já encontram através do site, como busca de produtos, listas prontas, listas personalizadas, receitas e últimas compras realizadas, além de localizador de lojas para encontrar a loja Pão de Açúcar mais próxima. Para acessar o Pão de Açúcar Delivery Mobile baixar o aplicativo por meio da loja virtual disponível para cada um dos sistemas operacionais e se cadastrar. Para usuários de iPhone, iPod touch e iPad, o aplicativo poderá ser obtido gratuitamente na App Store, pelo próprio aparelho conectado à internet, ou pelo software iTunes, no Mac ou PC “Estamos ampliando a experiência de compra do nosso consumidor, oferecendo também a praticidade do serviço via celular”, conta João Edson Gravata Diretor de Operações da rede Pão de Açúcar.
Como a inovação está no DNA da marca Pão de Açúcar, o aplicativo para iPad será lançado antes mesmo da comercialização do produto no Brasil, sendo o primeiro supermercado do país nessa plataforma. “O IPad ainda não está sendo comercializado no país, mas já estamos prontos para atender os futuros usuários e também aqueles que já adquiriram no exterior”, complementa Gravata.
“O lançamento do aplicativo é um marco para o mobile commerce do mercado brasileiro” diz Léo Xavier, CEO do Grupo Pontomobi, que reúne seis empresas especializadas em mobile marketing e já realizou 120 projetos este ano.
Pão de Açúcar Delivery Mobile – Funcionalidades:
Listas prontas: Para comodidade e agilidade na compra, estão disponíveis listas de produtos selecionados para as principais necessidades do dia a dia do cliente. O cliente pode optar por incluir toda a lista no carrinho virtual ou somente os produtos que precisar.
Listas pessoais: o cliente pode também criar as suas próprias listas no site do Pão de Açúcar Delivery, que passa a estar acessível também para as compras pelo celular.
Últimas compras: com este recurso fica fácil incluir no carrinho os produtos que o cliente compra com freqüência.
Busca: o cliente pode pesquisar todos os produtos que estão disponíveis no site.
Dados do produto: o cliente pode consultar a foto, os detalhes nutricionais e ingredientes da cada produto.
Carrinho virtual: permite que o cliente revise e altere o seu pedido antes de fechar a compra.
Janela de entrega: Escolha do dia e horário mais adequado para receber os produtos.
Endereços de entrega: o cliente pode escolher onde quer receber a sua compra, dentro dos endereços que foram cadastrados previamente no site.
Meios de pagamento: é possível pagar com todos os cartões de crédito aceitos no site do Pão de Açúcar Delivery.
Localizador de Lojas: através de filtro por CEP ou Estado – e via GPS para as plataformas iPhone e iPad – o consumidor encontrará as lojas Pão de Açúcar mais próximas.
Receitas**: é possível acessar as receitas da semana, com lista de ingredientes pronta para compra.
Essa é a primeira ação do Grupo em mobile commerce, porém o Grupo já vem trabalhando com outras iniciativas em mobile marketing, como o aplicativo da rede Ponto Frio lançado no final de 2009, com localização da loja mais próxima e que traz como diferencial um desconto especial naquela unidade, permitindo ao usuário fazer uma ligação telefônica para a loja, a compra virtual ou traçar a rota até a unidade.
Nos meses da Copa do Mundo, o Extra também ganhou um aplicativo para IPhone chamado “Torcida Extra”, além de um mobile site, que permitia uma série de ferramentas interativas. Entre elas a tabela e os resultados dos jogos, acesso rápido ao twitter do Extra e serviço de localizador de lojas.
As ações refletem o interesse e investimentos realizados pelo grupo em novas mídias e plataformas. Essa necessidade de promover uma maior interação com o meio digital desencadeou a criação da área GPA Digital em janeiro de 2010 com o propósito de antecipar as necessidades e as tendências que ocorrem no mundo virtual e relacionar-se com os usuários dessas mídias.
Pão de Açúcar Delivery
Acompanhando às necessidades da vida moderna, o Pão de Açúcar criou, em 1995, o sistema Delivery de compras. O supermercado virtual da rede permite que seus clientes façam compras sem sair de casa, por telefone, fax ou Internet (www.paodecucar.com.br) em 15 cidades.
Nestes 15 anos de operação, o serviço já atendeu a mais de vinte e cinco milhões pedidos, tendo no portfólio de produtos mais de 15 mil itens disponíveis. Para atender essa demanda, a empresa conta com oito centros de distribuição localizados em São Paulo – Casa Verde, São Caetano, Riviera de São Lourenço e Indaiatuba -, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Fortaleza. Esses núcleos atendem todos os pedidos do site. Com uma taxa de serviço que varia entre gratuito (dois primeiros pedidos) e até R$ 13,90 – de acordo com o valor e horário de entrega – o cliente recebe suas compras no endereço solicitado, no prazo médio de 24 horas e também pode programar a entrega no dia e hora que melhor lhe convier.
Pontomobi
Fundada em 2007 para oferecer inicialmente soluções de SMS e internet móvel, a Pontomobi expandiu sua atuação e conta hoje com seis empresas especializadas em mobile marketing. São elas a Pontomobi, especializada na criação e planejamento de campanhas; a Mobmídia, desenvolvedora de aplicativos e sites móveis; a Microways, de games customizados para marcas anunciantes; a integradora Mr.Postman, que desenvolve ações para SMS, MMS e voz; a Redemobi, que possui rede de mídia em móveis e a NewAd.Mobi, de mídia indoor interativa. Conta com quatro escritórios em São Paulo, Porto Alegre e Recife e uma equipe de 70 profissionais. Seu foco é o atendimento às principais agências de propaganda do país e já realizou 340 projetos mobile. Desde 2008, a Pontomobi faz parte do Grupo RBS.