A Fundação Criança de São Bernardo do Campo realiza, até o dia 19 de março, inscrições para os jovens de 18 a 21 anos interessados em participar do Núcleo de Oportunidades e Inclusão – Rotativo Cidadão. No total são 70 vagas para o cargo de Operação do Sistema de Estacionamento Controlado, que serão preenchidas para a substituição de operadores e ampliação do programa.
Os jovens selecionados atuarão por um período de quatro horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira e sábados alternados, e também passarão por 5 horas semanais de atividades complementares ou educacionais, com aulas sobre meio ambiente, informática, atualidades, mundo do trabalho e comunicação e expressão.
O programa tem a duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Os selecionados recebem uma bolsa-auxílio de R$ 300, vale-transporte e seguro de vida. Ao final do programa, os jovens recebem indicações e são encaminhados para oportunidades de empregos.
Os interessados devem comparecer das 9h às 17h, em um dos locais indicados, munidos de RG, comprovante de residência e de escolaridade (cursando ou concluído o Ensino Médio) e encaminhamento de participação em programas sociais (se for o caso).
O sorteio público e a convocação dos classificados serão divulgados pelo jornal Notícias do Município, que também pode ser acessado pelo site www.saobernardo.sp.gov.br.
O Programa
O Programa Rotativo Cidadão, antiga Zona Azul da Cidade, é uma parceria entre a Fundação Criança de São Bernardo do Campo e a Autarquia Rotativo São Bernardo, que dispõe de um total de 248 vagas, sendo que os jovens são selecionados prioritariamente por critérios de vulnerabilidade social e são preparados para ingressar no mercado de trabalho. As vagas são preenchidas com 55% dos candidatos por classificação socioeconômica, 40% por sorteio público e 5% para portadores de deficiência compatível com o desempenho da função, na faixa etária de 18 a 21 anos.
O dinheiro arrecadado na operação do sistema de estacionamento nas vias públicas da região central e dos pólos comerciais da cidade é investido em programas sociais da Fundação Criança. Entre eles, abrigos; atendimento socioeducativo a crianças em situação de vulnerabilidade ou risco social – realizados em espaços da Fundação localizados em seis bairros do município; enfrentamento ao abuso, violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes; atendimento de drogadição; bolsas e, principalmente, em programas de formação para jovens e adolescentes, visando a iniciação ao trabalho e o primeiro emprego, como o próprio Rotativo Cidadão e o Contando Histórias.
As inscrições devem ser feitas, pessoalmente, até o dia 19 de março de 2010, no horário das 09:00 às 17:00 horas, nos seguintes locais:
FUNDAÇÃO CRIANÇA – Rua Marechal Deodoro, 1058 3º and.Centro.
ESPAÇO ANDANÇA – Rua Vitória Médice Ramos, 802 – Assunção.
PIGD SILVINA (antigo CACJ) – Rua Dom Vasco Mascarenhas, 273 – Jd. Silvina.
PIGD ORQUÍDEAS (antigo CACJ) – Rua Nossa Senhora Guadalupe, 800 – Alvarenga.
PIGD THELMA (antigo CACJ) – Rua João Bruni, 111 – Jd. Thelma.
PIGD ESMERALDA (antigo CACJ) – Rua João Batista Capitâneo, 160 – Jd. Esmeralda.
CMIC PQ. SÃO BERNARDO – Rua Minas Gerais, s/nº. – Pq. São Bernardo.
No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a Cédula de Identidade (RG); comprovante que está cursando ou de conclusão do ensino médio; comprovante de residência e comprovante de participação em programas sociais, se for o caso. Mais informações: www.fundacaocrianca.org.br