Climatempo – nesta sexta-feira, várias áreas destas duas regiões devem ter novamente índices de umidade do ar muito baixos, com risco de entrar no “estado de alerta”. No sábado, o centro da massa de ar seco (centro alta pressão em torno de 5000 metros de altura) tende a se deslocar para o sudeste. Nesta situação, um ligeiro aumento dos níveis de umidade deve ocorrer no centro-oeste, mas não se poderá descartar “estado de alerta” em algumas áreas, em particular em Goiás e no Distrito Federal.
O deslocamento do centro da massa de ar seco para o sudeste vai fazer com que os níveis de umidade do ar fiquem ainda mais baixos e várias áreas da Região poderão entrar no “estado de alerta”.
Ar seco em SP: estado de alerta no norte e oeste do estado
Os níveis de umidade do ar baixaram ainda mais no norte e oeste do estado de São Paulo na tarde de quinta-feira e várias áreas entraram no “estado de alerta”, por conta do ar muito seco. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde, o “estado de alerta” é caracterizado por níveis de umidade relativa do ar (URA) entre 12% e 20%.
Às 14h, medições feitas pelo Inmet registravam 16% de UR na região de Jales e de Votuporanga e apenas 15% em Valparaíso. Votuporanga e Valparaíso entraram em alerta por volta do meio-dia. Em Presidente Prudente, o “estado de alerta” foi caracterizado às 14h, com URA de 19% na região do aeroporto local, mas às 15h o índice baixou para 14%.