Julho foi marcado por bruscas alternâncias de temperatura na cidade de São Paulo. Tivemos uma intensa onda de frio no começo do mês e a Capital registrou mínima de 7,9°C no dia 8. Valor esse que contrasta com a máxima de 28,6°C no dia 20. Depois dessa data ainda tivemos alguns dias frios, mas o calor voltou a predominar nos últimos dias, o que deve mudar novamente na próxima semana.
De acordo com os meteorologistas da SOMAR, neste sábado, o avanço de uma frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde sobre o centro, oeste, sul e leste do Estado de São Paulo, área que engloba a Região Metropolitana. Mas apenas no extremo sul paulista espera-se um dia fechado, chuvoso e com temperaturas em declínio. Na Capital, os termômetros ainda passam dos 25°C.
A partir do domingo, as temperaturas começam a cair também na cidade de São Paulo e há previsão de chuva. No sul do Estado, o acumulado será bem mais elevado do que nas demais regiões e pode chegar a 50mm entre o Litoral e o Vale do Ribeira. A situação é mais preocupante no Litoral, onde além da chuva forte, veremos aumento da maré por conta da Lua Nova e esta combinação aumenta o risco de inundações.
Segundo o meteorologista Celso Oliveira, o frio deve durar até por volta do dia 8 de agosto, sendo mais intenso entre os dias 3 e 5. No dia 4 de agosto, a mínima deve ficar entre 0°C e 2°C no sul de São Paulo e entre 3°C e 5°C no centro e oeste paulistas.