Para a formação e a qualificação de profissionais das redes de atenção integral à saúde e de assistência social, o governo federal iniciou a implementação dos Centros Regionais de Referência (CRR) em Crack e Outras Drogas. Serão 49 centros, que vão funcionar em 46 universidades federais, de 19 estados. Os CRR iniciam as atividades em março e serão responsáveis por capacitar, nos próximos 12 meses, 14,7 mil profissionais, como médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes comunitários.
No lançamento, foi realizado um seminário para discutir o conteúdo dos quatro cursos que serão oferecidos nos Centros de Referência. Além de representantes do governo, participaram da reunião reitores e professores das 46 universidades públicas federais e estaduais – pré-selecionadas por meio de edital para atuarem como CRR.
Seleção – A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) lançou, em 2010, edital público com processo seletivo para apoio financeiro à implantação dos Centros Regionais de Referência. Puderam concorrer IES públicas federais e estaduais com abrangência – para o projeto – igual ou superior a 500 mil habitantes.
O repasse federal é de até R$ 300 mil por projeto, que deverá ser aplicado na formação de 300 profissionais. Os recursos, que integram o orçamento do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), são do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e integram.
O Plano prevê, também, a ampliação do número de leitos de internação de usuários, a ampliação do número de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), a realização de estudos e pesquisas, a ampliação do horário de atendimento do VivaVoz (serviço telefônico de orientação), a criação de centros de pesquisa e novas metodologias de tratamento e reinserção social, e medidas de enfrentamento ao tráfico.
Cursos oferecidos:
– Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF);
– Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes nos Hospitais Gerais;
– Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua;
– Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS.