A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares do 2º Vestibular de 2011 da Universidade de Brasília (UnB) está prevista para esta quarta-feira, dia 15 de junho, no endereço eletrônico Cespe/UnB www.cespe.unb.br/vestibular/2vest2011. Os candidatos poderão entrar com recurso nos dois dias subsequentes à divulgação do gabarito. O resultado em primeira chamada com o nome dos aprovados está previsto para o dia 19 de julho de 2011. O segundo dia de provas do 2º Vestibular de 2011 da Universidade de Brasília (UnB) foi marcado pela tranquilidade. O índice de comparecimento chegou a 91%. A disputa encerrada neste domingo, 12 de junho, é pelas 4.016 vagas oferecidas pela instituição para ingresso neste segundo semestre. Do total de 24.068 que buscam admissão em um dos 93 cursos oferecidos nos quatro campi da UnB, 3.824 optaram por concorrer prioritariamente pelo Sistema de Cotas para Negros. Além desses, 904 estudantes fizeram as provas como treineiros, o que resultou em um total de 24.972 inscritos.
Hoje, os candidatos fizeram provas de Biologia, Física, Química e Matemática. Ontem, dia 11 de junho, os estudantes responderam a questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia. Eles também tiveram que redigir uma redação em Língua Portuguesa que teve como tema “a língua de um povo não se faz com preconceito nem com prescrição”.
Considerando as questões de ontem “muito fáceis”, a candidata ao curso de Serviço Social, Andreia Diniz Castro, 18 anos, disse estar torcendo para que a “facilidade” se repetisse nas provas de hoje. “Como ainda estou no terceiro ano, ontem caiu tudo o que estou estudando. Se hoje for assim, aí acredito que posso passar”, reforça, justificando a escolha do curso pelo fato de gostar de ajudar as pessoas.
Já o candidato ao curso de Direito, Arthwilliams de Araújo Gomes, 18 anos, considerou as provas do 1º dia “complicadas”, mas possíveis de serem respondidas. “Quem não estudou, se deu mal”, disse, afirmando que a expectativa para hoje era de enfrentar dificuldades. “Exatas são meu ponto fraco”, resumiu. O estudante contou ter se inspirado na carreira do pai, que é advogado, para optar pelo curso. “Quando concluir, quero fazer concurso para juiz ou promotor”, planeja.
APLICAÇÃO – Nos dois dias de seleção, as provas foram aplicadas em 788 salas nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF) Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Ao todo, 2.340 colaboradores – entre coordenadores e subcoordenadores de prova, chefes e fiscais de sala, equipes de manutenção e seguranças – participaram da aplicação.
Ciléia Pontes
Da Assessoria Técnica de Comunicação