No decorrer dessa semana a área de baixa pressão atmosférica, que está provocando temporais entre o Sul e Sudeste deste ontem, dá origem a uma frente fria e a um ciclone extratropical. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, este novo sistema vai fazer com que a chuva varra o país do Sul para Norte. Até sexta-feira (18) deve chover em quase todo o Brasil, com exceção do centro e sul do Rio Grande do Sul e do leste e norte do Nordeste.
Os maiores acumulados devem ser registrados entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, podendo chegar aos 100mm, aumentando o potencial para alagamentos e deslizamentos de encosta, inclusive nas Capitais Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Também chove forte (acumulado entre 50mm e 70mm), no litoral do Paraná, em todo o Estado de São Paulo, noroeste de Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Espírito Santo, sul e oeste da Bahia, sudeste de Tocantins e boa parte da Região Norte.
Temperaturas
Uma massa de ar frio avança pelo Sul e Sudeste, causando declínio da temperatura até o fim da semana. Segundo a SOMAR, vai fazer frio na Serra Geral, com mínima entre 3°C e 6°C. Já entre o sul de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul, a mínima varia entre 9°C e 12°C. As tardes também serão frias ao longo da costa da Região Sul e do Estado de São Paulo ao longo da semana, porém o calor de mais de 33°C predomina em todo o Norte e em boa parte das Regiões Nordeste e Centro-Oeste.