Ter dentes branquinhos e brilhantes é o sonho de muitas pessoas. Quem vai casar ou participar de uma festa pode fazer o clareamento dentário com pelo menos um mês de antecedência do evento. O clareamento é um procedimento estético, no qual a gengiva deve estar saudável e sem sangramento. As cáries devem ter sido tratadas e os tártaros removidos, indicando uma profilaxia (limpeza) previamente ao clareamento.
De acordo com a Dra. Carla S. Okubo, sócia da Bride Smile e mestre em laser em odontologia, o clareamento não é indicado para os pacientes que possuem muitas restaurações ou próteses. “O procedimento também não deve ser feito em pessoas alérgicas a peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, gestantes, lactantes, pacientes com irritações gengivais severas, fumantes e em pacientes em condições pré cancerígenas”, diz Dra. Carla.
Os dentes podem ficar sensíveis durante e após o clareamento, mas a sensibilidade passa entre 24 e 48 horas e pode ser controlada com analgésicos. Quem tem dentes sensíveis podem ser submetidos ao procedimento, mas devem estar cientes de que a sensibilidade poderá aumentar durante o período pós clareamento. “O importante é que durante o clareamento seja bem feita a barreira gengival, protegendo a região cervical dos dentes, que geralmente fica exposta sendo a responsável pela sensibilidade”, explica a especialista.
Existem dois tipos de clareamento. No procedimento realizado no consultório é utilizado um gel de maior concentração (geralmente com peróxido de hidrogênio 35%), e combinado ao gel utiliza-se uma luz laser ou LED para realizar o clareamento. Essa luz potencializa a reação química do gel em oxidar os compostos orgânicos presentes no esmalte do dente. Subentendem-se por clareamento caseiro as placas de acetato com gel clareador de menor concentração (peróxido de carbamida 10, 15 e 16%), que são utilizadas por no mínimo três semanas, e que devem ser utilizadas de duas a quatro horas por dia.
Na Bride Smile está disponível a associação entre as técnicas denominada Power Bleaching. Nesse procedimento o dentista combina as duas técnicas: clareamento de consultório e o caseiro. “Recomendo esse procedimento para pacientes que precisam de resultados rápidos e que possam ter tido dificuldade no clareamento caseiro”, fala Dra. Karen Müller.
Após o clareamento o paciente deve evitar comer alimentos com corantes, bebidas ácidas (suco de laranja, refrigerantes a base de cola), escuras (café, vinho tinto, chás, etc) e deve parar de fumar. As duas técnicas têm duração de no mínimo dois anos, no entanto, tudo vai depender dos hábitos diários do paciente. É importante evitar o consumo de alimentos e bebidas com coloração que impregnam ao dente.
De acordo com as especialistas, as pastas clareadoras possuem maior quantidade de abrasivo (geralmente a sílica), podendo gerar desgastes nos dentes. Estas pastas clareadoras, na realidade, por serem mais abrasivas limpam a sujeira que está fora do dente e por isso ele parece estar mais claro. O clareamento ocorre através de reações químicas que modificam a cor de dentro do dente.