Climatempo: uma nova frente fria chegou ao Rio Grande do Sul e já provocou temporais no sul do estado. Em Jaguarão, a quarta-feira (23 de março) teve sol e calor de até 34,5ºC, mas o tempo virou a partir do meio da tarde. De acordo com os dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre às 15h de ontem e às 4h da madrugada desta quinta-feira, foram acumulados 100,4 mm de chuva. As rajadas de vento durante a tarde de ontem em Jaguarão chegaram a quase 50 km/h.
Segundo a Climatempo, no decorrer desta quinta-feira há condições para mais pancadas de chuva no sul gaúcho e também em outras áreas do estado. Este sistema fica no Rio Grande do Sul e ainda provoca chuva até o sábado. No domingo, outra frente fria chega ao Sul do Brasil e reforça ainda mais a instabilidade aumentando o risco de chuva forte na região.
Até o domingo são previstos grandes volumes de chuva para o Rio Grande do Sul, que devem passar de 100 mm em várias localidades. A chuva forte e volumosa pode causar transtornos como alagamentos. Todo o Rio Grande do Sul deve ficar em alerta neste período.
Rio Grande acumula mais 100 mm de chuva
A frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul provocou chuva muito intensa na cidade de Rio Grande, no extremo sul do estado. O acumulado, de ontem para hoje, de acordo com os dados do INMET, foi de 113,2 mm.
Ao longo deste mês foram registrados poucos dias com chuva na cidade de Rio Grande, mas nestes poucos dias a chuva veio na forma de temporal acumulando grandes volumes. A chuva forte que caiu entre os dias nove e 11 de março causou muitos problemas na cidade. Neste período, foram acumulados mais de 200 mm.
Até agora, o volume total acumulado na cidade de Rio Grande já representa cerca de três vezes mais do que a média climatológica para o mês.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.