Nesta sexta-feira uma massa de ar polar deixa a temperatura baixa no sul do país e algumas localidades podem registrar temperatura abaixo de zero grau. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, pode gear nas primeiras horas da manhã em Porto Alegre, áreas de serra, planalto e interior gaúcho e de Santa Catarina e no sul do Paraná.
No sábado, o sol aparece na maior parte da região sudeste com muitas nuvens no Vale do Jequitinhonha e norte do Espírito Santo. Há previsão de geada para a serra da Mantiqueira, sul de Minas e serra dos órgãos no Rio de Janeiro.
No centro-oeste o domingo será de sol sem chuva nos três estados da região. No nordeste, o sábado será de chuva a qualquer hora em Salvador, mas a instabilidade diminui um pouco no domingo.
Já no norte do Brasil o ar seco se espalha pelo leste do Acre, Rondônia, Tocantins, sul do Amazonas e do Pará no domingo e chove a qualquer hora na região de Barcelos, no norte amazonense.
Veja abaixo como fica a previsão do tempo neste fim de semana na sua região:
Região Sul
Nesta sexta feira, o sol brilha forte em toda a região sul, mas faz frio ao amanhecer e há previsão de geada no centro-leste e no norte do Rio Grande do Sul, na serra e no planalto catarinense e no sul do Paraná. No decorrer do dia, a temperatura sobe e faz até um pouco de calor em algumas áreas da região.
No sábado, uma grande massa de ar polar cobre todo o sul do Brasil. O dia ainda amanhece frio, com formação de geada nas serras gaúcha e catarinense, além do planalto de Santa Catarina, do sul do Paraná e da Grande Curitiba. Nas demais áreas da região, o sol brilha forte desde cedo, faz um pouco de calor à tarde e não há expectativa de chuva.
No domingo, uma nova frente fria avança pelo sul do Brasil e provoca chuva a partir da tarde na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Em todas as demais áreas da região, o sol aparece forte, faz calor à tarde e não há expectativa de chuva.
Região Sudeste
Nesta sexta-feira, o céu fica nublado e chove fraco no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e no norte do Espírito Santo. No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul capixaba, no sul e no centro-leste mineiro, o sol aparece entre muitas nuvens, porém não chove. Nas demais áreas do sudeste, o sol brilha forte, volta a fazer calor à tarde e o tempo fica firme, com baixa umidade do ar em várias cidades.
No sábado, uma grande massa de ar seco cobre o sudeste do Brasil e deixa o céu com poucas nuvens em quase toda a região. No nordeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo, o sol aparece ainda entre muita nebulosidade, mas não chove. Nas demais áreas da região, o sol brilha forte, faz calor à tarde e o tempo fica firme, com baixa umidade do ar. Na Serra da Mantiqueira, faz bastante frio ao amanhecer, com formação de geada.
No domingo, o ar seco predomina sobre o sudeste e deixa o céu praticamente sem nuvens na região. O dia amanhece frio na Serra da Mantiqueira, onde há previsão de geada. Nas demais áreas, o dia começa com temperatura amena, mas ainda pela manhã o sol brilha forte. Durante a tarde, faz um pouco de calor e não chove. A umidade do ar fica baixa.
Região Centro-Oeste
Nesta sexta-feira, uma massa de ar seco volta a predominar na maior parte do centro-oeste. O dia é de sol forte e tempo aberto, sem previsão de chuva. Em várias cidades da região, a umidade do ar volta a ficar baixa durante a tarde. Apenas no norte de Mato Grosso, o tempo abafado favorece a ocorrência de pancadas de chuva a partir da tarde.
No sábado, o sol predomina em todo o centro-oeste do Brasil. No norte de Mato Grosso, o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta durante a tarde e ocorrem pancadas de chuva. Nas demais áreas da região, o tempo fica firme, com calor, poucas nuvens e baixa umidade do ar à tarde.
No domingo, o ar quente e seco persiste sobre o centro-oeste do Brasil. Com isso, o sol brilha forte em todas as áreas da região, poucas nuvens se formam e não chove. Durante a tarde, faz calor e várias cidades ficam com umidade relativa do ar muito baixa, inferior a 20%.
Região Nordeste
Nesta sexta-feira, uma frente fria deixa o tempo fechado com chuva a qualquer hora no sul da Bahia e no Planalto da Conquista. No norte do Maranhão e na faixa entre o Recôncavo Baiano e o leste do Rio Grande do Norte, o dia é de sol e pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas do nordeste, o sol brilha forte e o tempo fica aberto, sem previsão de chuva. A umidade do ar fica baixa à tarde.
No sábado, o céu fica nublado e chove o dia todo no litoral norte e no Recôncavo Baiano. No litoral sul da Bahia e no Planalto da Conquista, o sol aparece entre muitas nuvens e também chove a qualquer hora. Em Alagoas, no litoral de Pernambuco e no centro-norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, o sol predomina, mas o tempo fica abafado, as nuvens aumentam e chove no decorrer do dia. Nas demais áreas do nordeste, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo segue seco.
No domingo, o sol aparece entre muitas nuvens e chove várias vezes ao longo do dia no Recôncavo Baiano e no litoral de Sergipe e Alagoas. No norte do Maranhão, no sul e no leste da Bahia, em Pernambuco e no interior de Alagoas e Sergipe também ocorrem pancadas de chuva, mas de forma isolada e apenas pela manhã. Nas demais áreas do nordeste, o sol brilha forte, faz calor à tarde e o tempo fica firme.
Região Norte
Nesta sexta-feira, o sol brilha forte, faz calor à tarde e o tempo fica firme no Tocantins e no sul de Rondônia. Nas demais áreas do norte, o sol também predomina, mas a nebulosidade aumenta com o tempo abafado e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.
No sábado, o sol aparece forte e faz calor em todo o norte do Brasil. No Tocantins e no sul de Rondônia, o tempo segue firme, com baixa umidade do ar durante a tarde. Nas demais áreas, a nebulosidade aumenta com o tempo abafado e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.
No domingo, o sol predomina em toda a região norte e a temperatura segue elevada. No sul do Amazonas e do Pará, no Tocantins, em Rondônia e no leste do Acre, o céu fica com poucas nuvens e não chove. Nas demais áreas, a nebulosidade aumenta por causa do calor e do ar abafado e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.