Estão abertas as inscrições para o “Minuto Científico”, concurso latino-americano e caribenho de vídeos de divulgação científica organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A premiação ocorrerá no dia 30 de maio durante a 12ª Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e Caribe (RedPop), que será realizada na Unicamp de 29 de maio a 2 de junho.
Com o tema “Transformação”, o concurso aceitará trabalhos nas categorias Jovem, para participantes com até 18 anos, e Adulta, para candidatos acima dessa idade.
Os vídeos, com duração entre 60 e 120 segundos, poderão ser inscritos em uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências humanas e sociais, Exatas e tecnológicas e Biológicas.
Juntamente com o vídeo, os participantes deverão enviar um resumo com até 250 palavras, link da produção no YouTube, declaração de posse e cessão de direitos de autor e ficha técnica da obra.
As inscrições deverão ser feitas até 11 de março. Os interessados podem inscrever quantos trabalhos desejarem, sendo necessário efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição de US$ 10 para cada vídeo enviado.
Os trabalhos serão premiados nas categorias Jovem e Adulta, em cada uma das áreas do conhecimento. Para cada obra ganhadora será oferecido um prêmio no valor de US$ 500.
Os vídeos premiados serão exibidos nos portais da Revista FAPESP Online, da 17ª Mostra Ver Ciências e do Museu Exploratório de Ciências.
O concurso tem como objetivo estimular a divulgação e difusão científica espontânea, que pode ocorrer por iniciativas individuais e institucionais diversas, como escolas, universidades, museus de ciência e tecnologia, parques, ONGs, centros culturais e empresas de base científica e tecnológica, entre outros.
Organizado pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, em parceria com a RedPop, o concurso é promovido com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).
Mais informações: www.mc.unicamp.br/redpop2011.
Agência FAPESP