Um dos principais temas das discussões governamentais em todo o planeta, o desenvolvimento sustentável é visto com prioridade pelo Grupo CPFL Energia. Seus investimentos são pautados na preservação do meio ambiente e suas ações de mitigação vão além de sua responsabilidade. Um exemplo claro é o desenvolvimento de tecnologia para automóveis movidos à energia limpa, sem emissão de poluentes e sem geração de resíduos. A CPFL Energia está engajada em projetos de veículos elétricos que permitirão à empresa contribuir para a popularização do uso desses carros em larga escala nas ruas brasileiras, reduzindo consideravelmente a emissão de CO2 nas cidades do país.
Atualmente, a CPFL participa de três iniciativas no segmento, que permitirão desenvolver soluções de mobilidade e sustentabilidade viáveis para a realidade brasileira: Palio Weekend (parceria com Fiat e Itaipu), ARIS (veículo elétrico projetado pela EDRA em parceria com a CPFL) e TH!NK City (carro de passeio produzido na Noruega).
A CPFL tem em sua frota um Palio Weekend elétrico, quatro unidades do ARIS e três THINK City. O ARIS é um pequeno utilitário elétrico em formato de furgão, projetado pela fabricante EDRA em parceria com a CPFL e mais de 90% dos seus componentes são recicláveis. Já o TH!NK City é um veículo de passeio fabricado pela norueguesa TH!NK e já é o modelo da categoria mais vendido na Europa (cerca de 1,2 mil unidades). Em abril deste ano, o TH!NK passou a ser comercializado também nos Estados Unidos.
Com essas soluções, a eficiência energética é três vezes maior em relação às que utilizam combustíveis tradicionais e a emissão de gases poluentes é zero. A expectativa é que em alguns anos a frota brasileira já tenha veículos desse tipo circulando pelas ruas das principais cidades do país, com um aumento também da demanda por energia elétrica, questão que a matriz energética brasileira tem condição de atender plenamente (atualmente 45,4% é de origem renovável, segundo o Ministério das Minas e Energia)
Compromissada com pesquisas sustentáveis no setor automobilístico desde 2006, a CPFL utiliza em sua plataforma de testes veículos nacionais e importados. O vice-presidente de Gestão de Energia da CPFL, Paulo Cezar Coelho Tavares, explica um pouco da necessidade de encontrar fontes alternativas para uma melhor mobilidade no planeta:
Quais os objetivos da CPFL com os carros elétricos?
Paulo Cezar: Como uma empresa que investe em iniciativas que contribuem para a sustentabilidade, a CPFL pretende estar na vanguarda do desenvolvimento de carros elétricos no Brasil. A empresa possui, desde 2006, um programa de carros elétricos, com investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento para ajudar o país a desenvolver veículos que emitam menos carbono e que utilizem fontes de energia alternativas. Queremos participar ativamente do projeto brasileiro de carros elétricos. Com estas iniciativas, visamos também o mercado futuro de energia: nossa expectativa é que em alguns anos os carros elétricos já estejam rodando em grande escala pelas cidades brasileiras, o que aumentará a demanda por energia elétrica.
A empresa pretende construir uma fábrica de carros elétricos no Brasil? Por quê?
Neste momento, nosso foco é detectar as necessidades do mercado brasileiro e ajudar a popularizar o uso desses carros em larga escala nas ruas brasileiras, reduzindo consideravelmente a emissão de CO2 nas cidades do país. Atualmente desenvolvemos programas com vários parceiros, em iniciativas como o Palio Weekend (parceria com Fiat e Itaipu), o ARIS (veículo elétrico projetado pela EDRA em parceria com a CPFL) e o TH!NK City (carro de passeio fabricado pela norueguesa TH!NK).
O que a CPFL quer avaliar com os testes dos carros elétricos?
Nosso objetivo é avaliar a viabilidade dos projetos na realidade brasileira e a demanda por energia elétrica decorrente da popularização desses carros.
É verdade que pretende substituir a frota atual por carros elétricos? Quantos carros possui na frota atualmente?
Caso a viabilidade desses carros seja comprovada, poderemos substituir nossa frota atual, no futuro, que hoje é composta por mais de 2000 veículos. Mas não há prazo para isso.
Sobre recarga desses carros, que estrutura é necessária, que problemas poderão surgir nesse processo?
Haverá um aumento da demanda, mas isso não é um problema, pois 45,4% da matriz energética do país é de origem renovável, o que faz com que tenhamos condições de atendê-la plenamente.
Quando a CPFL avalia que os carros elétricos estarão disponíveis para vendas no Brasil?
Já existem alguns modelos híbridos ou 100% elétricos no mercado. Com relação ao THINK City, não temos ainda um prazo definido, pois estamos ainda realizando os testes para verificar qual o desempenho dos carros nas ruas brasileiras. Esperamos que ainda neste ano haja disponibilidade de vendas para frotas de veículos.