As celebrações e festas de fim de ano são um convite para as delícias gastronômicas que recheiam as ceias fartas da época. Mas, é possível ficar de bem com a balança durante o período sem precisar resistir a todas as tentações. Sem exageros, dá para aproveitar os cardápios festivos sem adquirir os temidos quilinhos extras e o peso na consciência.
Para Gabrielle Carassini, nutricionista da Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) e do Ganep, o segredo é a moderação. “Não é necessário se abster dos alimentos da sua preferência ou se privar dos pratos tradicionais da época, mas procurar consumir o que for mais calórico com prudência. Dessa forma, é possível manter a dieta e evitar o ganho de peso,” afirma.
De acordo com a especialista, é aconselhável que a pessoa consuma durante a ceia porções moderadas, compostas por variedades de carboidrato – como arroz ou batata; proteína – carne e grãos; e fibras – saladas variadas e frutas. O importante é consumir o que mais agrada ao paladar, evitando grandes quantidades. O consumo de apenas um prato durante a ceia já é suficiente.
Outra dica relevante é tomar cuidado com a sobremesa. “Normalmente as pessoas tendem a consumir diversos tipos de doces no Natal. Uma alternativa para degustar a sobremesa e ficar de bem com a balança é apostar nas opções à base de frutas, como por exemplo, pêssegos em calda”, indica Gabrielle.
Moderar na alimentação antes do Natal também é uma forma de se manter em forma e reduzir os riscos dos quilinhos extras. “É preciso abusar das frutas, grelhados e verduras nas próximas refeições para não ficar com uma má lembrança do Natal”, ressalta a nutricionista.
Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 152 anos completados em 2011, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é um dos maiores complexos hospitalares privados da América Latina, com alcance de atendimento de 1,5 milhão de pessoas por ano e excelência em cardiologia, transplantes, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar.