A Páscoa é uma data aguardada pelos apreciadores do chocolate, que aproveitam a comemoração para se deliciar com o doce, de forma indiscriminada e sem culpa. Mas segundo a dermatologista do Hospital São Luiz, dra. Samar Mohamad El Harati, é preciso seguir algumas recomendações para a que a pele não sofra as consequências da ingestão do tipo inadequado de chocolate.
“Há alguns anos descobrimos que o cacau não é o grande responsável pelo aparecimento de cravos e espinhas, e sim o leite, os seus derivados e a gordura contida nos produtos”, afirma a especialista. Por isso, ela aconselha que os apaixonados por chocolate optem sempre pelo tipo meio amargo, que contenha 70% ou mais de cacau em sua composição.
Dicas:
Como o aparecimento da acne também depende da pré-disposição do indivíduo, algumas pessoas podem ficar mais tranquilas. Já quem percebe a pele mais oleosa, com tendência a espinhas e cravos, deve ficar atento a dicas que ajudam a evitar o incômodo.
Os cuidados básicos sugeridos pelos dermatologistas continuam valendo. Higiene, hidratação, tonificação e proteção são fundamentais para uma pele saudável e bonita, além de nunca mexer em cravos e espinhas tentando removê-los com as unhas. Outra dica importante é ingerir o chocolate de forma gradativa, minimizando os efeitos da gordura contida nesses produtos.
Se mesmo assim, a acne insistir em aparecer, tenha paciência. Ela tende a desaparecer entre 10 e 20 dias e, durante esse período, é importante utilizar produtos oil free e sabonetes secativos. Caso perceba que mesmo assim a pele continua com imperfeições, o mais indicado é procurar orientação médica.