Jovens em situação de risco social, como exploração sexual, por exemplo, vão ser selecionados para participar de cursos de capacitação em Turismo em todo o Brasil. As primeiras 200 vagas, para as cidades de Olinda, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, no estado de Pernambuco, estão com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro. Outras 920 vagas para municípios de Goiás, Maranhão e Espírito Santo já foram confirmadas para esse ano.
Podem participar jovens entre 16 e 26 anos, moradores de periferias e/ou em situação de alta vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo Instituto WCF – Brasil. Os cursos oferecidos são de bartender, auxiliar de cozinha, garçom/garçonete e camareira. As aulas devem começar em 7 de fevereiro e terão duração de seis meses.
As inscrições podem ser feitas no escritório da WCF em Recife, localizado na Ilha do Leite, Rua Capitão José da Luz, edifício Empresarial Joaquim Cardoso, nº 25, sala 402. Cada município tem um dia específico para inscrições, o calendário está disponível no sitio do Ministério do Turismo.
Mais 920 vagas- Turmas em outros estados já foram confirmadas para este ano, que beneficiarão mais 920 alunos. Em Goiás, serão oferecidas 500 vagas em Rio Quente, Caldas Novas, Água Limpa, Morrinhos, Piracanjuba, Marzagão, Santa Cruz de Goiás, Buriti Alegre, Corumbaíba e Ipameri. No Maranhão, 160 jovens da capital e de Barreirinhas serão selecionados. Em Vitória (ES), 260 alunos receberão formação. O período de seleção nos três estados ainda não foi definido.
O objetivo é prevenir exploração durante Copa
O projeto Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, criado em 2009, tem como objetivo prevenir os casos de exploração durante a Copa de 2014 e já envolveu mais de 600 profissionais da cadeia turística em todo o país. Foram 163 multiplicadores formados nas 27 unidades da federação e 443 profissionais do setor sensibilizados nas 12 cidades-sede, mais João Pessoa.
O objetivo é sensibilizar o País e incentivar a população e os atores do turismo a agir de forma preventiva e denunciar os casos de exploração. O investimento do Ministério do Turismo no projeto é de R$ 3,7 milhões.
No dia 9 de dezembro de 2010, também foi lançada uma campanha de incentivo às denúncias pelo Disque 100, com foco na Copa. Ela é voltada principalmente para a internet, principalmente para as redes sociais. Mais informações podem ser acessadas no endereço eletrônico www.cet.unb.br/turismoeinfancia/procopa.