Uma frente fria com fraca atividade chuvosa traz mais nuvens que chuva à Região Sul nesta segunda-feira. A grande novidade com a passagem desta frente fria é a volta das cinzas vulcânicas ao Rio Grande do Sul. “Os ventos em altitude favorecem o transporte de fuligem para algumas regiões do Estado. Entretanto, tudo indica que no decorrer da noite, retornam as condições favoráveis à dispersão atmosférica”, conta o meteorologista Celso Oliveira, da SOMAR Meteorologia. A entrada de uma massa de ar polar causa declínio da temperatura máxima em todo o Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, mas no Paraná a temperatura máxima permanece elevada hoje.
Amanhã, os ventos úmidos que sopram do mar causam chuva fraca ao longo do litoral do Paraná e no litoral norte de Santa Catarina. Já na maior parte da Região Sul, o tempo permanece seco. A madrugada promete ser fria no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com mínima inferior aos 5°C em boa parte das localidades. Na Serra Geral, a mínima varia entre 0°C e 2°C, com formação de geadas ao amanhecer. Com relação à temperatura máxima, ela não chega aos 20°C no Rio Grande do Sul e no centro e leste de Santa Catarina e do Paraná.
Na quarta-feira, o tempo seco retorna à Santa Catarina e ao Paraná, porém uma nova frente fria causa chuva com baixo acumulado no sul do Rio Grande do Sul. O frio da madrugada diminui, com mínima entre 6°C e 8°C em boa parte dos três Estados. A temperatura máxima também sobe e chega aos 22°C em boa parte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e Paraná.
De acordo com os meteorologistas da SOMAR, na quinta-feira a frente fria traz chuva forte e generalizada ao centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, acumulando até 20mm em toda a fronteira oeste do Estado. Na sexta-feira, a frente fria avança e traz chuva generalizada ao Rio Grande do Sul, ao oeste e sul de Santa Catarina e ao litoral e oeste do Paraná, com volume de até 40mm no oeste catarinense.