O Centro Educacional Miraflores, em Laranjeiras, irá sediar o Café da Manhã Solidário, no próximo sábado, dia 30, das 8h às 12h. A ação, que acontece pelo quinto ano consecutivo e já está inserida no calendário dos bairros de Laranjeiras e Cosme Velho, sempre no mês de abril, tem como objetivo conscientizar a população da importância da doação de sangue e ajudar no abastecimento do estoque do hemonúcleo, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) – referência do Ministério da Saúde. A campanha é promovida pelo site Bairro das Laranjeiras.
Além do café da manhã, oferecido aos doadores de sangue, vão ocorrer apresentação de música ao vivo e palestras educativas sobre boa alimentação e importância da realização de atividades físicas. Dessa maneira, o V Café da Manhã Solidário promete ajudar o único hospital público que realiza cirurgias cardíacas em recém-nascidos e transplantes no Estado do Rio de Janeiro:
“Poucos sabem que é possível realizar ações socialmente responsáveis como essa sem sequer sair do próprio bairro. O que nós queremos é mostrar que o INC deve receber ajuda durante todo o ano e conscientizar potenciais doadores da importância dessa atitude”, explica o diretor administrativo do Miraflores, Luiz Eduardo Rocha Lima.
E para aquelas pessoas que têm medo de agulha ou não se sentem bem em ambientes hospitalares, o clima de descontração da campanha é um incentivo a mais para aumentar as doações. Os organizadores esperam superar novamente a média estimada pelo INC de doações nesse tipo de mobilização. Segundo o hospital, o comum é ter cerca de 70 voluntários, onde 50 estarão aptos a contribuir. “Nas três primeiras edições, o Café da Manhã Solidário recebeu 120 pessoas e conseguiu recolher uma média de 82 bolsas de sangue, superando o limite do Instituto em coletas externas – que é de 80 unidades. E no ano passado, o evento conseguiu melhorar ainda mais essa marca, arrecadando 97 bolsas de sangue, aumentando a média para 85 bolsas de sangue. Esses resultados são bastante motivadores a continuar com o projeto”, comemora Isabel Vidal, idealizadora do projeto e diretora do site Bairro das Laranjeiras.
A iniciativa recebe o apoio de diversos comerciantes locais. Para participar da doação de sangue basta ter entre 18 e 35 anos, pesar mais de 50 kg, levar documento de identidade com foto (carteira de identidade ou trabalho) e ter boa saúde. Não é preciso estar em jejum no dia da coleta, embora seja recomendado evitar o consumo de alimentos gordurosos e comidas pesadas. O Miraflores fica na Rua das Laranjeiras, 537, no bairro das Laranjeiras, Zona Sul do Rio.
Orientações ao doador de sangue:
• Ter idade entre 18 e 65 anos e peso acima de 50Kg;
• Não ter doado sangue nos últimos 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
• Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, malária nem doença de chagas;
• Não ser portador de doenças crônicas e/ou de coração, pulmão, rim ou pele;
• Não ter comportamento de risco;
• Não ser usuário de drogas;
• Não ser hipertenso em uso de medicação;
• Não ter tatuagem há menos de 1 ano;
• Se mulher: não estar amamentando ou grávida;
• Estar saudável e se sentindo bem.