Enem 2011 – os candidatos a vagas na educação superior pública em 2012 têm prazo até as 23h59 de sexta-feira, 10, para fazer a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. As inscrições, declarações de carência e opções dos observadores dos sábados devem ser feitas na página eletrônica do Enem. O pagamento da taxa, de R$ 35, para os não isentos deve ser feito até segunda-feira, 13, no Banco do Brasil. O valor da taxa é o mesmo desde 2004. As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro.
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame, confirmam, até agora, a isenção automática da taxa para 804.925 inscritos — estudantes de escolas públicas que vão concluir o ensino médio este ano. Em outros casos, o pedido de isenção deve ser feitos depois do preenchimento do questionário socioeconômico, no momento da inscrição. Ao selecionar a opção de carência, o interessado confirmará que não tem condições de pagar a taxa. A critério do Inep, ele terá de apresentar, posteriormente, os documentos que comprovem a carência socioeconômica — atestados de residência, de pobreza e de dependência econômica, que podem ser comprovados com a inclusão em programas públicos para famílias de baixa renda.
A condição de carente será confirmada com base no Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
Sabatistas — Candidatos que professam religiões guardadoras dos sábados podem fazer as provas de 22 de outubro em horário diferente do estabelecido para os demais candidatos. O pedido deve ser feito no momento da inscrição — essa opção não pode ser indicada posteriormente.
Durante a inscrição, ao confirmar a necessidade de atendimento diferenciado ou especial, o candidato deve marcar a situação na qual se encaixa. Entre as opções está a dos que guardam os sábados. Esses estudantes começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol, mas têm de chegar aos locais de prova no mesmo horário dos demais inscritos — entre 12h e 13h. Eles ficarão em salas específicas, à espera do momento de iniciar o exame, e terão o mesmo tempo que os demais para fazer a prova — quatro horas e meia. As provas do sábado abordam as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
Em 2009, o Enem registrou 17.067 observadores de sábado; em 2010, o número superou os 25 mil.
Assessoria de Imprensa do Inep