Enem 2011 – as inscrições para a edição 2011 devem ser feitas na página eletrônica do Enem. O Ministério da Educação (MEC) informou que, até as 11h de 26/05, mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o total chegue a 6 milhões até o fim do prazo de inscrições (10 de junho).Diversas informações sobre as provas e passo a passo devem ser consultadas na página do Inep. As inscrições para o Enem 2011 vão até 10 de junho, e as provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. As inscrições devem ser feitas apenas pela internet.
Para evitar problemas como os ocorridos em edições passadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação contará este ano com os serviços de empresa especializada em gerenciamento e gestão de risco. Um grupo de operações logísticas do instituto atuará ao lado da empresa para garantir segurança em cada etapa do exame, desde a impressão na gráfica até a distribuição e aplicação das provas. A presidenta do Inep, Malvina Tuttman, acompanhará pessoalmente toda a parte de logística e, principalmente, os treinamentos dos aplicadores das provas.
A partir do próximo ano, o Enem terá duas edições. Como estabelece a Portaria nº 110, do dia 18 último, as provas do primeiro semestre serão aplicadas em 28 e 29 de abril. A segunda edição está prevista para novembro, de forma a não coincidir com as eleições municipais de outubro. Para Malvina Tuttman, a decisão de promover duas edições do Enem a partir de 2012 atende a instituições de ensino de todo o país e a população e fortalece a cidadania.
A Portaria do Inep nº 110, foi publicada no Diário Oficial da União de 20 de maio de 2011, seção 1, página 16
Assessoria de Comunicação Social