Na novela Insensato Coração, “André” – interpretado por Lázaro Ramos – ao descobrir que será pai do filho de “Carol”, personagem de Camila Pitanga, muda suas atitudes e demonstra um egoísmo acima da média. Porém, ao desvendar a identidade do pai de André, um homem tirano e sem compaixão pela própria família, Carol começa a entender as más atitudes cometidas pelo galã.
Preso às amarras psicológicas do passado, o personagem solteiro e bem sucedido deixa de lado o desejo de ser pai e evidencia o medo de representar para o filho o mau caráter de seu progenitor. Segundo o Dr. Alexandre Bez, psicólogo especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami, esse temor “só pode ser solucionado a base de terapia. Enquanto os fatores inconscientes não forem trabalhados, a vontade de ser pai é inexistente”.
O comportamento do personagem de Lázaro Ramos é mais comum do que se imagina. Muitas das ações que praticamos, à primeira vista, podem parecer sem sentido, atitudes que não condizem com a nossa real estrutura mental.
Todas as etapas que compõem nosso desenvolvimento psicoemocional constituem importância significativa para a nossa vida, porém nenhuma delas é mais importante que a fase que começa ainda no ventre da mãe e dura até os sete anos de idade. Ela irá determinar os motivos de comportamentos, atitudes e posturas que adquirimos ao longo da nossa existência. É nesse período que a personalidade se molda de acordo com a formação de caráter estabelecida. André Gurgel de “Insensato Coração” mostra a cada capítulo o resultado da ausência de uma boa conduta e de maneira inconsciente age de forma com que nada o atinja sentimentalmente. Um exemplo típico de quem sofre com as falhas de um determinado momento da vida.
O nosso emocional é desenvolvido através da criação. A educação e os fatores ambientais e familiares ficam armazenados em nosso inconsciente indicando o que somos e por que agimos de determinada forma em certas circunstâncias. Esses fatores podem ser desencadeados em decorrência de alguma situação de estresse, fazendo com que antigos traumas venham à tona, revelando seus medos e anseios através do conteúdo manifesto. No caso da novela transmitida pela rede Globo, Lázaro Ramos vive a realidade de um filho que nunca pode contar com o amor e a dedicação do pai, que abandonou a família e passou anos com o vício do álcool.
O inconsciente é uma força absoluta e imperativa em nossa vida. Em diversos momentos a nossa reação é instantânea, mediante ao fato. Em virtude de traumas anteriores, não conseguimos obter a postura que gostaríamos e acabamos não obedecendo aos próprios desejos. Isso acontece pela enormidade de conflitos psicológicos encontrados em uma única pessoa, e como ele será submetido a enfrentar essas ações.
O personagem que vem ganhando grande audiência no horário nobre nunca mente: trata as mulheres de igual para igual, sem falsas promessas de amor. Com isso, ele deixa de ser visto como mocinho, passando a receber a conotação de vilão por sua maneira de pensar.
Fonte: Assessoria Márcia Stival