Nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, o tempo permanece aberto e o sol predomina desde o norte do Paraná até o sul do Pará. Entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo o dia fica nublado e o sol aparece entre nuvens, isto porque os ventos que sopram do mar associados a uma frente fria que passa pela costa do Sudeste provocam o aumento da nebulosidade. No Centro-Oeste o dia permanece quente, com máximas em torno dos 33°C no Mato Grosso. Já no Sudeste a tarde vai ser abafada, com máximas que alcançam os 28°C no noroeste de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais.
No Sul do país, alerta-se para a formação e passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, o sistema será responsável por ventos de até 90km/h em várias regiões do Estado gaúcho. Em Santa Catarina e no Paraná, os ventos serão um pouco mais fracos. Já as chuvas atingem todo o Rio Grande do Sul, além do oeste e sul de Santa Catarina, com risco de temporais no centro e norte gaúcho, inclusive Porto Alegre. Por conta do tempo fechado, as temperaturas não passam dos 20°C no Rio Grande do Sul, mas chega aos 24°C em Santa Catarina e no Paraná.
Previsão de chuvas também no norte e oeste da Região Norte e desde Alagoas até o Maranhão. Há previsão de temporais em Maceió, Recife e São Luis até o fim da manhã. À tarde, as chuvas perdem força e ocorrem períodos de abertura de sol, mas no fim do dia volta a chover forte em Maceió, Natal e São Luis. Além disso, a tarde vai ser de muito calor, com máximas de 37°C em Rondônia, 36°C no sul do Amazonas, no Acre e no sudoeste do Pará, 34°C no interior do Piauí e em torno de 30°C em toda a costa do Nordeste.
Próximos dias
Neste feriado prolongado o tempo fica aproveitável no Centro-Oeste, e pelo menos até o sábado no Sudeste, já que no domingo uma nova frente fria chega a Região e volta a chover em São Paulo, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em algumas regiões da zona da mata de Minas Gerais. Apesar da temperatura do mar estar mais fria, as tardes vão ser de calor e vai dar praia no litoral do Sudeste.
Já no Nordeste, apesar de fazer calor, as chuvas causadas pelas ondas de leste não dão trégua. A sexta-feira vai dar praia em Salvador e em Aracaju. Já no domingo as chuvas se espalham pelo litoral e, apenas em Recife é que o sol predomina no decorrer do dia. Mas o domingo vai ser aproveitável para praia, desde Salvador até o João Pessoa, já que o sol predomina e faz calor.
Segundo os meteorologistas da SOMAR, os próximos dias serão de chuva em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Além disso, no domingo o frio volta com força para o Rio Grande do Sul.