Climatempo – Um sistema de alta pressão que atua em superfície e nos níveis médios da atmosfera (cerca de 5000 metros de altura) ainda inibe a formação de nuvens de chuva sobre o interior do Nordeste, no Tocantins, no sul do Pará, do Amazonas, oeste do Acre, e em Rondônia. Áreas de instabilidade que chegam do oceano conhecida como “ondas de leste” formam nuvens de chuva que ficam concentradas no leste e no norte do Nordeste.
Amanhã (15), outra frente fria avança sobre o Sul do Brasil e provoca mais chuva sobre a região durante o fim de semana. Este sistema chega ao sul de Mato Grosso do Sul no próximo domingo (17) e ocorre um aumento da umidade. Veja abaixo como fica a previsão para a sua região durante o fim de semana:
Climatempo Região Sul
Na sexta-feira, uma nova frente fria se aproxima. No sul do Rio Grande do Sul, o tempo é nublado, com chuva intensa. Nas demais áreas gaúchas e no sul de Santa Catarina, o sol aparece entre muitas nuvens com chuva principalmente pela manhã. Nas demais áreas, o sol predomina forte com poucas nuvens e sem chuva.
No sábado, uma frente fria que avança sobre a região fecha o tempo no sul do Rio grande do sul e chove forte. Nas demais áreas gaúchas, no sul e no oeste de Santa Catarina, o sol aparece entre muitas nuvens e chove de forma passageira no decorrer do dia. As demais áreas seguem sob predomínio de uma forte massa de ar seco que garante o tempo firme e ensolarado.
No domingo, o tempo segue fechado no Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. Em grande parte dessas áreas a previsão é de chuva forte, apenas no sul gaúcho que a previsão é de chuvisco. No norte e no leste do Paraná o tempo segue firme e ensolarado, sem previsão de chuva. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens e chove de forma passageira no decorrer do dia.
Climatempo Região Sudeste
Na sexta-feira, uma massa de ar seco ganha força na Região e deixa o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro e o norte e o leste de São Paulo com um tempo ensolarado, praticamente sem nuvens. Nas demais áreas do Sudeste, o sol brilha forte com poucas nuvens no céu. Ainda faz frio de manhã e de noite. À tarde faz calor e a umidade relativa fica baixa.
No sábado, uma massa de ar seco de origem polar ganha força. Esta massa inibe a formação de nuvens e garante um dia de sol forte e tempo aberto em todo o Sudeste brasileiro. Em São Paulo, no Rio de Janeiro, e no sul e na Zona da Mata de Minas Gerais, o céu fica praticamente sem nuvens. À tarde faz calor e a umidade relativa fica baixa. De madrugada e de noite faz frio.
No domingo, uma forte massa de ar seco e frio predomina sobre a Região. Em todo o Sudeste, o dia é de sol forte entre pouca nebulosidade e sem previsão de chuva. Faz frio na madrugada e à noite. À tarde esquenta, a umidade fica baixa.
Climatempo Região Centro-Oeste
Na sexta-feira, uma grande massa de ar seco persiste sobre o Centro-Oeste brasileiro. O dia é de tempo ensolarado no sul de Goiás. O predomínio é de sol entre poucas nuvens em todas as demais áreas da Região e não há previsão de chuva. A temperatura sobe bem à tarde e com o aquecimento a umidade do ar diminui bastante neste período.
No sábado, uma grande massa de ar seco persiste sobre o Centro-Oeste brasileiro. O sol brilha forte entre poucas nuvens em todas as áreas da Região e não há previsão de chuva. A temperatura sobe bem à tarde e com o aquecimento a umidade do ar diminui bastante neste período.
No domingo, uma nova frente fria atua no Sul do País e começa a influenciar o Centro-Oeste brasileiro. No sul de Mato Grosso do Sul, o sol aparece, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia com previsão de chuva à noite. Nas demais áreas, uma massa de ar seco que atua na Região dificulta a formação de nuvens e garante tempo firme e ensolarado.
Climatempo Região Nordeste
Na sexta-feira, na região entre o leste de Alagoas até o leste do Rio Grande do Norte, o dia é de sol entre muita nebulosidade, há previsão de chuva à qualquer hora do dia. Desde a região de Ilhéus até o agreste de Pernambuco e no norte do Maranhão, o dia é de sol e chuva pela manhã. Uma massa de ar seco predomina nas demais áreas, o dia é de sol e poucas nuvens, sem chuva.
No sábado, áreas de instabilidade se intensificam e fecham o tempo desde o leste da Paraíba até o leste do Rio Grande do Norte, onde chove. Desde o Sergipe, passando pelo agreste de Alagoas, pernambucano e da Paraíba, até o norte do Ceará, o sol aparece entre muitas nuvens e chove de forma passageira no decorrer do dia. O norte da Bahia, oeste de Pernambuco e centro-sul do Ceará têm muitas nuvens, mas não chove. As demais áreas da Região seguem sob o predomínio de uma forte massa de ar seco que dificulta a formação de nuvens e garante tempo firme e ensolarado.
No domingo, o tempo segue fechado e com chuva no leste e no norte do Rio Grande do Norte e no norte do Ceará. No leste de Pernambuco e da Paraíba, no cento do Rio Grande do Norte, no centro-norte do Ceará, do Maranhão e do Piauí, o sol aparece entre nuvens e chove de forma passageira no decorrer do dia. Desde a região de Ilhéus até o agreste pernambucano, o sol aparece forte, mas nuvens carregadas se formam e chove rápido. Nas demais áreas, persiste uma forte massa de ar seco que dificulta a formação de nuvens e garante tempo firme e ensolarado.
Climatempo Região Norte
Na sexta-feira, o dia é de sol entre muitas nuvens, com previsão de chuva a qualquer hora no norte do Pará e do Amazonas, no oeste e no norte do Amapá e em Roraima. No leste do Acre, no sul do Amazonas e no centro-sul do Pará, em Rondônia e no Tocantins, uma forte massa de ar seco predomina e deixa o dia com predomínio de sol e poucas nuvens, baixa umidade do ar à tarde. Nas demais áreas do Norte, o dia é de sol e chuva principalmente à tarde.
No sábado, o norte do Amazonas e Roraima seguem com muitas nuvens, o sol ainda aparece, mas chove de forma passageira no decorrer do dia. No leste do Acre, no sul amazonense, no centro-sul paraense, em Rondônia e no Tocantins, o predomínio de uma forte massa de ar seco dificulta a formação de nuvens e deixa o dia com predomínio de sol. Nas demais áreas, o sol aparece e chove principalmente no final do dia.
No domingo, o dia é de sol entre muitas nuvens, com previsão de chuva a qualquer hora no nordeste do Pará, no norte do Amazonas, no leste do Amapá e em Roraima. No leste do Acre, no sul do Amazonas, no centro-sul do Pará, em Rondônia e no Tocantins, uma forte massa de ar seco predomina e deixa o dia com predomínio de sol e poucas nuvens, baixa umidade do ar à tarde. Nas demais áreas do Norte, o dia é de sol e chuva principalmente à tarde.