Climatempo – grandes áreas de instabilidade atuam sobre o sul do Brasil e sobre a maior parte do sudeste e do centro-oeste, favorecendo a formação de nuvens bastante carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva, que acumulam grandes volumes e vêm acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.
Sul
Nesta sexta-feira, o sol volta a predominar no centro-sul e no oeste do Rio Grande do Sul. Nessas regiões, a nebulosidade diminui e não há previsão de chuva. Nas demais áreas gaúchas e no leste de Santa Catarina, o sol também predomina, mas o tempo segue abafado e são esperadas algumas pancadas de chuva à tarde. nas demais áreas do sul, o sol ainda aparece entre muitas nuvens e há previsão de chuva a qualquer hora do dia. No oeste do Paraná, o tempo segue fechado com chuva forte.
No sábado, o sol aparece entre muitas nuvens e ainda chove a qualquer hora do dia no nordeste de Santa Catarina e na maior parte do Paraná. Já no centro-sul e no leste do Rio Grande do Sul, o sol predomina, a nebulosidade diminui e o tempo fica firme. No norte gaúcho, no sul e no oeste paranaense e nas demais regiões catarinenses, o sol também aparece mais forte, porém as nuvens aumentam com o tempo abafado e ainda há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.
No domingo, o sol aparece entre muitas nuvens e chove entre a tarde e a noite no nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná. Nas demais regiões catarinenses, na maior parte do Paraná, no norte e no leste do Rio Grande do Sul, o sol predomina e só chove de forma rápida pela manhã. No extremo oeste paranaense e nas demais áreas gaúchas, o sol brilha forte, a temperatura volta a subir e o tempo fica seco.
Sudeste
Nesta sexta-feira, áreas de instabilidade atuam sobre a maior parte do sudeste. O sol ainda aparece nos quatro estados da região, mas o céu fica sempre com muita nebulosidade e chove a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte no Vale do Paraíba, no litoral norte paulista, no sul e na Zona da Mata de Minas Gerais. O tempo fica menos instável no norte fluminense, no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais, onde o sol predomina e a chuva acontece apenas a partir da tarde.
No sábado, uma frente fria avança pelo sudeste e as áreas de instabilidade intensificam-se sobre a região. No sul e no leste de São Paulo, o céu fica carregado e chove o dia todo. Nas demais áreas, o sol ainda aparece, mas muitas nuvens se espalham e também são esperadas várias pancadas de chuva no decorrer do dia. Chove forte em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Triângulo Mineiro.
No domingo, o tempo ainda fica instável em todo o sudeste. No centro-leste de São Paulo, em todo o Rio de Janeiro, no sul e na zona da mata de Minas Gerais, o céu fica nublado e chove o dia todo. Nas demais áreas da região, o sol aparece entre muitas nuvens e também há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora, inclusive com forte intensidade.
Centro-Oeste
Nesta sexta-feira, o sol aparece forte e faz calor na maior parte de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá. Com o tempo abafado, algumas nuvens se espalham e provocam chuva a partir da tarde. No leste matogrossense e nas demais áreas do centro-oeste, o sol ainda aparece, mas o céu fica sempre com muitas nuvens carregadas e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. O céu fica nublado e chove o dia todo, com forte intensidade, no sul de Mato Grosso do Sul.
No sábado, o tempo volta a ficar instável em todas as áreas do centro-oeste com muita nebulosidade, breves períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia, inclusive com forte intensidade, especialmente em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso e de Goiás.
No domingo, o sol aparece forte, a nebulosidade diminui e não chove mais no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas desse estado, o sol também predomina, mas ainda chove de forma rápida a partir da tarde. Nas demais áreas do centro-oeste, o tempo segue instável, com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
Nordeste
Nesta sexta-feira, o sol ainda brilha forte em todo o nordeste, mas o ar seco começa a perder força. No sul e no oeste da Bahia, no centro-sul do Ceará, do Piauí e do Maranhão e no litoral entre Alagoas e a Paraíba, as nuvens aumentam no decorrer do dia e há previsão de pancadas rápidas de chuva. Nas demais áreas da região, o tempo segue ensolarado, quente e sem chuva.
No sábado, ainda ocorrem pancadas rápidas e isoladas de chuva pela manhã no sul e no oeste da Bahia, incluindo o Planalto da Conquista, e no centro-sul do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo segue ensolarado, quente e seco, com umidade do ar muito baixa durante a tarde.
No domingo, as condições do tempo não mudam no nordeste. Ainda ocorrem pancadas rápidas e isoladas de chuva pela manhã no sul e no oeste da Bahia, incluindo o Planalto da Conquista, e no centro-sul do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Nas demais áreas do nordeste, o tempo segue ensolarado, quente e seco, com umidade do ar muito baixa durante a tarde.
Norte
Nesta sexta-feira, o céu fica com poucas nuvens e o sol brilha forte no nordeste do Pará e no leste do Amapá. Não há previsão de chuva. Já no centro-sul do Tocantins, o tempo fica instável, com muitas nuvens, pouco sol e chuva a qualquer hora do dia, que pode ser forte. Nas demais áreas do norte, o sol predomina, mas com o tempo abafado a nebulosidade aumenta e há condições de pancadas de chuva a partir da tarde.
No sábado, o sol aparece e faz calor em todo o norte do Brasil. No Amapá e no nordeste do Pará, o céu fica com pouca nebulosidade e não há expectativa de chuva. Já no centro-sul do Tocantins, o céu fica com muita nebulosidade e há previsão de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas da região, as nuvens aumentam com o tempo abafado e ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde.
No domingo, o tempo fica instável no Tocantins, no centro-sul de Rondônia e no sul do Pará, com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Já na região de Belém, na Ilha de Marajó e no Amapá, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo fica seco. Nas demais áreas do norte, o sol também predomina, mas o tempo fica abafado, a nebulosidade aumenta e há previsão de chuva rápida a partir da tarde.