A chegada de uma frente fria promete mudar o tempo no decorrer do dia em parte da Região Sul. De acordo com os meteorologistas da SOMAR, a previsão para hoje é de chuva com baixo acumulado e trovoadas sobre o centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e leste do Paraná, sendo que o oeste gaúcho será a área mais atingida, com acumulado em torno dos 20mm. Mesmo com a chegada deste sistema, a temperatura sobe em toda a Região, oscilando em torno dos 30°C no noroeste do Paraná e 27°C no oeste de Santa Catarina e Região Metropolitana de Porto Alegre.
Um bloqueio atmosférico impede o avanço da frente fria pela Região Sul e o sistema estaciona entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde causa intensos temporais nesta quarta-feira. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, os Campos de Cima da Serra Geral, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, serão as áreas mais afetadas pelas chuvas. Estima-se que Cambará do Sul receba um acumulado em torno de 135mm entre a tarde de quarta e de quinta-feira, correspondendo a praticamente todo o acumulado que costuma acontecer ao longo de todo o mês de julho. Além da Serra Geral, chove em praticamente todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sudoeste do Paraná. A chuva vêm acompanhada por trovoadas nos três Estados e, especificamente no oeste e norte do Rio Grande do Sul, esperam-se rajadas de vento em torno dos 70km/h à tarde e à noite.
Além disso, a temperatura da madrugada de quarta-feira dispara no Rio Grande do Sul, oscilando em torno dos 16°C em boa parte do Estado. Já entre o norte de Santa Catarina e o sul do Paraná, ainda faz um pouco de frio, com mínima em torno dos 10°C. À tarde, faz calor de 30°C no noroeste do Paraná e de 28°C no norte e oeste de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, o dia mais chuvoso faz com que a temperatura máxima não passe dos 20°C em boa parte do Estado.
Segundo Celso, no decorrer da quinta-feira a frente fria se afasta para alto-mar, mas as chuvas fortes permanecem concentradas entre o norte gaúcho e o sul catarinense, mas também chove em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. A chuva vem acompanhada por trovoadas nos três Estados e, especificamente no noroeste gaúcho esperam-se rajadas de vento em torno dos 70km/h à tarde. Faz frio pela manhã no sul do Rio Grande do Sul e do Paraná e no norte de Santa Catarina, com mínima em torno dos 10°C. Já no noroeste do Rio Grande do Sul e do Paraná, a madrugada será abafada com mínima de mais de 17°C. À tarde, o calor predomina no Paraná, com máxima em torno dos 30°C. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a temperatura máxima não deve passar dos 20°C.