De acordo com os meteorologistas da SOMAR, o frio chega ao ápice entre esta quinta e sexta-feira nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e partes do Acre, Rondônia e Amazonas. Esperam-se temperaturas mínimas negativas entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro e sul do Paraná, entre 0°C e 3°C no sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul e entre 3°C e 6°C no sul de Minas Gerais.
Na Bahia, a temperatura também entra em declínio, sendo que o sábado será o dia mais frio. Já a partir do domingo (7), a temperatura sobe em todo o Brasil. Segundo previsão da SOMAR, a próxima onda de frio passa apenas pela Região Sul entre os dias 13 e 17 de agosto, com mínima entre 3°C e 6°C no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
Calor
Depois do frio atual, a temperatura dispara em boa parte do Brasil, com máxima de mais de 30°C em partes do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Em Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins, os termômetros atingem os 36°C. E mesmo com a onda de frio de meados de agosto sobre a Região Sul, o calor deve prosseguir no centro e norte do Brasil.