De acordo com os meteorologistas da SOMAR, o frio intenso e prolongado, com mínimas negativas no Sul, prosseguirá até pelo menos o próximo sábado (9). A partir daí, não há previsão de outra onda de frio até pelo menos o dia 20 de julho. A previsão indica o retorno das temperaturas elevadas, bem acima da média para a estação, já a partir do próximo domingo. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, pelo menos até o dia 20 de julho, esperam-se temperaturas mais elevadas que o normal no Paraná e nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Para efeito de comparação, este calor será semelhante àquele registrado logo na entrada do inverno.
Para se ter uma idéia, no dia 21 de junho, 1° dia do inverno, os termômetros chegaram a 27°C na Capital paulista (5°C acima da média do mês), 32°C no Rio de Janeiro (7°C acima da média) e 23,4°C em Curitiba (5°C acima da média).
Fim de semana no Sudeste
A previsão para o próximo fim de semana no Sudeste é de grande amplitude térmica, com madrugadas frias e tardes de calor (madrugada mais fria no sábado e tarde mais quente no domingo). Segundo a SOMAR, inicialmente, apenas as tardes serão quentes nas Capitais paulista e fluminense, porém, a partir do dia 13 de julho, até mesmo as temperaturas mínimas entrarão em elevação nas duas cidades.