O calor diurno volta a tomar conta do Brasil até o final dessa semana, segundo previsão da SOMAR Meteorologia. A expectativa é de o calor seja mais perceptível no interior do país (interior da Região Sul, interior de São Paulo, oeste de Minas Gerais, todo o Centro-Oeste e Norte e Estados do norte do Nordeste – entre Sergipe e Maranhão). Com exceção do litoral do Sul e Sudeste, que devem registrar declínios de temperatura entre os dias 7 e 10 de novembro, o calor prosseguirá em boa parte do país até esta data.
No entanto, a partir do dia 11 de novembro, uma nova frente fria e massa de ar frio avançam pela Região Sul, provocando declínio acentuado da temperatura. No Sudeste, o frio chega ao Estado de São Paulo a partir do sábado, dia 12 de novembro. Até o dia 15 de novembro, ao longo do fim de semana prolongado de Proclamação da República, o frio avança por todo o Sudeste, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Novembro de 2010 e de 2011
De acordo com os meteorologistas da SOMAR, a tendência é de que novembro de 2011 seja parecido com o de 2010. No ano passado, também sob influência de um fenômeno La Niña, as madrugadas foram mais frias que o normal no Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná, Mato Grosso do Sul, centro e oeste de Mato Grosso e sul do Pará. Já nas Regiões Sudeste e Nordeste e no leste de Santa Catarina e do Paraná, a temperatura ficou ligeiramente mais elevada que o normal (desvio de até 2°C em relação à média).
Já as tardes foram menos quentes que o normal no sul do Rio Grande do Sul, norte do Paraná, oeste de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul, norte do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Distrito Federal e no noroeste, centro e leste de Minas Gerais. O Nordeste apresentou um mês de novembro muito quente em boa parte da Região, com desvios de até 5°C em relação à média. Também fez mais calor que o normal (até 3°C em relação à média), no sul do Rio de Janeiro, nordeste de São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais, Goiás, centro e leste de Mato Grosso, interior do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina.