Agência FAPESP – Pesquisadoras do Centro de Reabilitação (CER) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP) selecionam voluntárias para a pesquisa Efeito Adicional da Fisioterapia ao Tratamento Medicamentoso na Redução da Intensidade e Frequência da Migrânea (Enxaqueca).
O estudo, liderado pelas professoras Maria Claudia Gonçalves e Débora Bevilaqua Grossi, da FMRP-USP, consiste na avaliação médica da dor de cabeça e indicação da medicação adequada, além da avaliação de dores no pescoço, rosto e problemas de equilíbrio.
A pesquisa, que tem a autorização do Comitê de Ética do HC-FMRP da USP, é destinada a voluntárias, na faixa etária de 18 a 55 anos, que tenham pelo menos duas crises de dor de cabeça por mês.
A dor de cabeça deve ser enxaqueca, de forte intensidade, do tipo pulsátil, acompanhada ou não de náusea ou vômitos e fenômenos visuais (como pontinhos brilhantes).
As interessadas em participar do estudo receberão também 14 sessões de tratamento fisioterapêutico, duas vezes na semana, durante 50 minutos, no CER.
Segundo as pesquisadoras os procedimentos são gratuitos e tanto as avaliações como o tratamento oferecidos não oferecem nenhum tipo de risco para as voluntárias.
Interessadas podem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones: (16) 8111-2473, 9962-9432 ou 3602-4585.
Mais informações: www5.usp.br/fmrp-procura-voluntarias-que-tenham-crises-de-enxaqueca-para-tratamento