Entre os homens brasileiros, 35% são pais/tutores ou responsáveis diretos por algum morador do domicílio, de acordo com o IBOPE Media, que realizou pesquisa para mostrar os hábitos de consumo e de saúde deles. Foram ouvidas 20.736 pessoas entre fevereiro de 2010 e janeiro de 2011 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília e interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste.
De acordo com a pesquisa, que usou a ferramenta Target Group Index, as capitais onde há mais pais são Recife e Curitiba: 38% dos homens dessas cidades têm filhos. Salvador, por sua vez, é a metrópole que apresenta o menor índice: apenas 29% dos homens são pais.
Filtro: Masculino É pai, tutor ou responsável direto por algum morador domicílio
total 35%
Recife 38%
Curitiba 38%
Sul/ Sudeste – Interior 37%
Rio de Janeiro 37%
São Paulo 36%
Campinas 36%
Brasília (DF) 34%
São Paulo – Interior (Total) 34%
São Paulo – Interior (exceto Campinas) 34%
Belo Horizonte 34%
Porto Alegre 33%
Fortaleza 31%
Salvador 29%
Ano 11 onda 2 + Ano 12 onda 1 – 20.736 entrevistas – fev10-jan11
Ao estudar os hábitos de saúde dos pais, a pesquisa mostra que apenas 39% deles dizem praticar alguma atividade física e que 64% admitem que precisam estar realmente doentes para procurar um médico. Apenas 27% seriam capazes de fazer uma cirurgia para melhorar a aparência física.
Quando indagados sobre hábitos de consumo, 59% declararam ter feito compras pessoais nos últimos 30 dias. Desses, somente 22% fizeram compras pela internet. A preferência deles é por lojas de rua (78%) e shoppings (63%), sendo que 65% compraram roupas masculinas, 60% calçados e 52% roupas femininas. A maioria (78%) procura ofertas e descontos. Para adquirir um bem mais caro, 66% preferem se planejar antes.
Filtro: Compradores – Últ. 30 dias elementos total É pai, tutor ou responsável direto por algum morador domicílio
total % vert 100% 100%
Roupa para homens % vert 55% 65%
Calçados % vert 59% 60%
Roupa para mulheres % vert 63% 52%
Roupa para crianças/ bebês % vert 33% 39%
Perfumaria % vert 33% 31%
Presentes % vert 34% 27%
Eletrodomésticos % vert 24% 27%
Artigos para casa % vert 24% 24%
Artigos esportivos % vert 17% 20%
Música % vert 17% 17%
Móveis % vert 16% 17%
Livros % vert 21% 17%
Outros Produtos % vert 10% 11%
Jóias % vert 12% 11%
Decoração % vert 12% 10%
Ano 11 onda 2 + Ano 12 onda 1 – 20.736 entrevistas – fev10-jan11
Hábitos e atitudes do brasileiro
Filtro: Masculino elementos Masculino É pai, tutor ou responsável direto por algum morador domicílio
total % vert 100% 100%
Educação: A educação dos meus filhos é prioridade % vert 66% 80%
Compras: Eu sempre procuro ofertas e descontos % vert 74% 78%
Educação: Procuro estar sempre atualizado profissionalmente % vert 65% 68%
Geral: Eu aceito as pessoas como elas são, não importa sua opção sexual % vert 67% 67%
Compras: Eu geralmente planejo bem a compra de produtos caros % vert 61% 66%
Alimentação e Saúde: Tenho que estar realmente doente para ir ao médico % vert 63% 64%
Geral: Eu crio meus filhos para o mundo % vert 50% 60%
Geral: É difícil dizer não aos meus filhos % vert 45% 59%
Geral: Eu estou muito satisfeito com o meu estilo de vida % vert 57% 58%
Mídia: Eu confio no rádio para me manter informado % vert 51% 56%
Compras: Eu costumo ler as informações no rótulo do produto % vert 50% 54%
Geral: Vou sofrer quando meus filhos saírem de casa % vert 42% 53%
Finanças: Estou perfeitamente feliz com meu padrão de vida % vert 40% 44%
Alimentação e Saúde: Eu pratico esportes ou exercícios pelo menos uma vez por semana % vert 44% 39%
Compras: Meus filhos influenciam nas compras de nossa casa % vert 28% 37%
Finanças: Leio as páginas sobre finanças nos jornais % vert 23% 27%
Geral: Estou disposto a fazer cirurgias para melhorar minha aparência pessoal % vert 28% 27%
Ano 11 onda 2 + Ano 12 onda 1 – 20.736 entrevistas – fev10-jan11
Para 80% dos pais, a educação dos filhos é prioridade e 60% garantem que criam as crianças para o mundo. Em relação ao consumo, a minoria dos pais diz que as crianças influenciam nas compras de casa (37%) e 59% admitem que é difícil dizer não aos filhos.
“No geral os pais brasileiros estão satisfeitos com seu estilo de vida, eles priorizam a educação dos filhos, vão às compras, estão atentos a ofertas e descontos e planejam bem a compra de produtos caros, porém mais da metade desses pais declaram que vão sofrer quando os filhos saírem de casa”, afirma Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Media.
Sobre o Target Group Index
O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sócio-demográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 200 categorias de produtos, 3 mil marcas e 800 veículos de comunicação presentes no estudo.
Sobre o IBOPE Media
O IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo IBOPE especializada em pesquisa de mídia e a maior empresa latino-americana desse segmento. Além do Brasil, possui operações em 13 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, nos Estados Unidos. No Brasil, o IBOPE Media é reconhecido pela alta qualidade na aferição de audiência, investimento publicitário, hábitos de consumo e outras pesquisas quantitativas, provendo o mercado local com informações relevantes para a tomada de decisão no planejamento estratégico de mídia.
Sobre o IBOPE
Multinacional brasileira de capital privado, o IBOPE é uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina e fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, internet, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado. Seus principais negócios estão concentrados nas empresas IBOPE Media e IBOPE Inteligência.